A dermatite é muito comum entre homens que têm o costume de fazer a barba. Ela é uma inflamação na pele que se manifesta com áreas vermelhas, podendo gerar descamação, o que ocasiona certo incômodo já que impacta diretamente a aparência da pele.
De acordo com a médica dermatologista Dra. Judith Cavalcante, consultora de Philips, na área da barba existem dois tipos de dermatite mais comuns: a seborreica e a de contato. “A primeira é mais conhecida como “caspa”, tem predisposição genética e pode estar presente também nas sobrancelhas e couro cabeludo. A segunda surge pela exposição a uma substância que gere irritação ou alergia, como metais, cosméticos e detergentes”, explica a especialista.
Segundo ela, a dermatite seborreica é uma condição crônica e acompanha a pessoa ao longo do tempo, com períodos de piora e melhora e, embora não haja cura, fazendo o tratamento adequado é possível manter as lesões da pele sob controle mesmo com uma rotina de cuidados pessoais que envolva o barbear ou a raspagem dos pelos do corpo. Já a dermatite de contato alérgica é mais comum em homens com histórico de outras alergias de pele ou respiratórias que, ao barbear-se com lâminas descartáveis ou navalhas com níquel em sua composição, podem ter a condição agravada.
“Quando a pele estiver inflamada é importante evitar qualquer trauma, então, para garantir o visual em dia nestas ocasiões, opte por aparar os pelos com um barbeador elétrico que mantenha alguma distância da pele. Há modelos no mercado com pentes afastadores que evitam o barbear rente a pele”, explica a dermatologista. Ela listou alguns cuidados indicados para amenizar o problema:
Dermatite seborréica:
• Mantenha a área da barba sempre limpa, lembrando inclusive de higienizá-la após as refeições.
• Use sabonetes adequados, que mantenham a hidratação natural e também auxiliem no controle da oleosidade da pele.
• Mantenha a barba seca, pois a umidade contribui para a proliferação de fungos que contribuem para a piora da inflamação.
• Hidrate a área com produtos indicados para o seu tipo de pele.
• Procure um dermatologista para avaliar o problema e propor o tratamento correto para o seu caso.
Dermatite de contato:
• Evite o contato da pele com irritantes como níquel – presente em lâminas e navalhas, perfumes e detergentes agressivos.
• Se surgir a inflamação após o uso de lâminas descartáveis ou navalhas, suspenda o uso destas ferramentas e opte por barbeadores elétricos que cortem o pelo com maior distância da pele.
• Caso apresente irritações na pele não utilize medicações por conta própria e sem orientação de um médico especialista.