Porto Alegre

Confira os locais do Bota-Fora de Porto Alegre de 28 a 30 de setembro

Nesta semana, o projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre, realiza o serviço nas comunidades na terça-feira (28), quarta-feira (29) e quinta-feira (30), atendendo 11 locais. A ação ocorre a partir das 8h. O primeiro ciclo do Bota-Fora de 2021 coletou 613,09 toneladas de resíduos em 170 comunidades de diferentes bairros.

O projeto Bota-Fora tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos.

O trabalho busca evitar que resíduos descartados irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, causando alagamentos. Também se destina a atender as comunidades em vulnerabilidade social. São 229 comunidades beneficiadas pelo projeto.

A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.

Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito de modo gratuito, diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

Programação por comunidades:

28/9 – Terça-feira: Elo Dourado (Lomba do Pinheiro), Aparício Borges (Partenon);

29/9 – Quarta-feira: Esperança e Paz (Restinga);

30/9 – Quinta-feira: Campos do Cristal (Vila Nova), Bosques (Vila Nova), Monte Cristo (Vila Nova), Loteamento Cavalhada (Camaquã), Kanazawa (Vila Nova), Travessa Luiz Guaranha (Menino Deus), Pinheirinho (Lomba do Pinheiro), Campo da Tuca (São José).

*O DMLU esclarece que o programa Bota-Fora é realizado nas comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização da comunidade.

Botão Voltar ao topo