O Dia de Xangô, um dos orixás mais populares do Brasil, terá homenagens especiais em Canoas. A Coordenadoria das Diversidades e Comunidades Tradicionais de Canoas promove nesta quinta-feira (30), uma atividade no Calçadão, das 10h às 16h. Durante todo o dia, ficará exposta a imagem de Xangô, além da realização de rezas com tamboreiros, distribuição de santinhos e de fitinhas energizadas com as ervas do orixá.
A atividade tem o objetivo de combater a intolerância às manifestações religiosas afro umbandistas e de matriz africana. Além disso, visa proporcionar um momento de reflexão e cultuação para os participantes, já que os frequentadores podem fazer seu momento de oração no local.
O secretário da Coordenadoria das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Santiago Buavas, destaca que a atividade tem o objetivo de unir, reunir e estimular adeptos a Xangô, na matriz africana, e a São Miguel de Arcanjo e São Jerônimo, no catolicismo.
Sobre Xangô
A área do direito, contratos, demandas judiciais, documentos trancados e estudos são de responsabilidade de Xangô. Um dos orixás mais populares do Brasil, Xangô é cultuado como o Rei das Pedreiras. Bravo, conquistador e guerreiro, é também o orixá mais vaidoso de todos os deuses africanos masculinos, além de ser sincretizado no catolicismo como São Jerônimo e São Miguel Arcanjo. Um dos seus principais símbolos é o Machado de Xangô, também chamado de Oxé.