Cidades do RSGeralRio Grande do Sul

Pelotas terá mutirão de atendimentos no hospital da UFPel para o Outubro Rosa

Pelotas terá no sábado (23), um mutirão de atendimentos para o Outubro Rosa. Os atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) serão realizados na Unidade de Hematologia e Oncologia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel). A ação, articulada pela Prefeitura, vai auxiliar na redução da fila de espera da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Serão atendidas 20 pacientes, que já realizaram o agendamento junto ao setor de Regulação.

A iniciativa acontece a pedido do Município, tendo em vista o aumento de pacientes que aguardam na fila de espera para mamografia. Para a titular da SMS, Roberta Paganini, é essencial promover formas para diminuir a demanda reprimida, principalmente quando envolve esses exames – as mamografias. Ela explica que essa demanda surgiu com a pandemia do coronavírus, devido ao tempo em que as atividades ficaram sem funcionamento.

Esse mutirão, conforme reforça Roberta, está atrelado à normalização das ofertas de exames. Existe, atualmente, uma demanda acumulada de 2.184 mamografias, e a situação está sendo gradualmente normalizada. O HE-UFPel, por exemplo, envia mensalmente cerca de 600 exames, assim como o Hospital Beneficência Portuguesa.

A SMS está trabalhando com a instituição de saúde da UFPel e com outros hospitais, para que mais ações desse tipo sejam realizadas.

Publicidade

Atendimentos

Serão 20 pacientes, que já foram previamente agendadas. Para melhor atendê-las, houve a distribuição em dois grupos. Assim, dez delas serão recebidas pela manhã: às 7h30 tem início o acolhimento, com apresentação da equipe; já às 8h, serão feitos, se preciso, esclarecimentos; e, por fim, às 8h30 começam os atendimentos. O outro grupo terá a mesma programação, com os horários de 9h30, 10h e 10h30.

A mobilização, que tem grande apoio da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), envolverá profissionais oncologistas, mastologistas, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, além da equipe administrativa da instituição de saúde.

Botão Voltar ao topo