Porto Alegre

“Árvore do Mês” de Porto Alegre é um imenso buquê de flores

Uma grande árvore de floração amarela que pode viver até 100 anos. Esta é a sibipiruna, a `’Árvore do Mês”,  apresentada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus), neste mês de outubro.

A espécie é facilmente confundida com o pau-brasil e pau-ferro, pela semelhança da sua folhagem. Nativa da mata atlântica, é bastante utilizada na arborização urbana e pode ultrapassar 20 metros de altura. Muito presente nas ruas de Porto Alegre, a árvore pode ser admirada em vias como Dario Bittencourt, Arlindo Pasqualini, João Caetano e rua de la Grange. “Sempre passo por esta árvore tão bonita aqui no parque Moinhos de Vento e me chama atenção os galhos floridos, mas não sabia o nome da espécie”, comenta o estudante de jornalismo da UniRitter, Fernando Ramires.

A floração da Sibipiruna ocorre a partir de agosto, podendo estender-se até o final do verão

Sua floração ocorre a partir de agosto, podendo estender-se até o final do verão, produzindo inflorescências em cachos cônicos, com flores amarelas. A frutificação dá origem a vagens achatadas e pretas não comestíveis. O tronco é cinzento e se torna escamoso com o tempo, já a copa é arredondada, ampla, com cerca de 15 metros de diâmetro.

No inverno ocorre uma queda quase total das folhas, que voltam a brotar na primavera. De excelente efeito paisagístico, a sibipiruna fornece sombra e floração exuberante, caracterizando-se ainda como uma espécie atrativa para diversas espécies de pássaros.

O nome sibipiruna vem do tupi e significa casca preta.

Projeto Árvore do Mês – Iniciativa da Smamus, que visa a levar informação à população sobre a riqueza arbórea da cidade. Foi iniciado em setembro de 2019.

Botão Voltar ao topo