Porto Alegre

Vigilância de Alimentos faz vistoria no Mercado Público de Porto Alegre

Em Porto Alegre, a Equipe de Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta terça-feira (19), ação de fiscalização no Mercado Público para vistoriar peixarias, açougues, fiambrerias, padarias e restaurantes.

Foram 30 estabelecimentos vistoriados por 14 profissionais, com emissão de seis notificações, um auto de infração e um auto de apreensão de 138 quilos de carnes, a maioria sem procedência comprovada, mas também identificação de prazo de validade vencido e mal acondicionamento. “As notificações foram de itens imediatos, relacionados a orientações diversas acerca do procedimento e cuidados durante manipulação dos alimentos – higiene de mãos, higiene e organização do local de manipulação, correto uso de luvas, acondicionamento correto e controle de validade e de temperaturas”, explica a chefe da EVA, médica veterinária Paula Rivas, que coordenou a operação.

Principal espaço de comercialização de alimentos do Centro Histórico, o Mercado Público é acompanhado de forma rotineira pela EVA. “As vistorias nas bancas têm por objetivo orientar os comerciantes e garantir segurança para os consumidores que têm o hábito de fazer as suas compras no local”, explica Paula Rivas.

A ação integra o trabalho de rotina dos fiscais, técnicos e residentes da EVA no local e atende também a solicitações do Ministério Público. “Além disso, de uma forma geral, a avaliação foi positiva, com nítida evolução dos estabelecimentos nas questões sanitárias. Cada ano que passa, mais rotinas positivas são agregadas ao processo de trabalho, gerando segurança e prevenção a danos à saúde pública”, frisa o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter.

Botão Voltar ao topo