1º Moto Passeio INPrós – Novembro Azul acontece no sábado (20)
O Instituto da Próstata – INPrós RS realiza o 1º Moto Passeio INPrós – Novembro Azul no sábado, 20 de novembro, em Porto Alegre. O evento gratuito e aberto a toda comunidade reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, tumor comum entre os homens.
A concentração inicia às 14h, com saída programada às 15h, no Centro Histórico de Porto Alegre, na Praça Montevidéu, ao lado do Mercado Público. Em caso de chuva, a atividade fica reagendada para o final de semana seguinte (27/11), no mesmo local e horário.
Os organizadores do 1º Moto Passeio INPrós – Novembro Azul convidam os participantes a usar uma peça da cor azul, para referendar a campanha. O passeio tem uma grande simbologia, já que muitos homens acabam procurando seus médicos e fazendo os exames por sentir os primeiros sintomas de desconforto, ao se deslocar nesses veículos.
Mais informações pelo Whatsapp 51 99273-6645 ou e-mail inprosbrasil@gmail.com e pelo Instagram @institutodaprostata.
“Essa compressão ao sentar-se, quando vem acompanhada por desconforto ou dor, acaba sendo útil no auxílio a detecção de problemas. É comum, homens na faixa dos 50 anos ou mais, procurarem o urologista pela primeira vez, após contatos com bike, motos, ou montaria”, explica o urologista oncologista, Dr. Marcos Dias Ferreira, presidente e fundador do INPrós RS.
Próstata
A próstata é uma glândula que, quando saudável, apresenta o tamanho aproximado de uma noz. Mas que, quando aumentada, afeta a qualidade de vida e pode levar ao desenvolvimento de câncer. Exames de saúde são indicados a partir dos 45 anos, pelo menos, uma vez por ano. Nesse sentido, a situação se agravou com a pandemia, devido a queda na procura pelo diagnóstico.
De acordo com Ferreira, a campanha do Novembro Azul, em 2021, é de extrema relevância. “Temos que insistir e enfatizar junto à população, de que não devemos esperar por surgimento de sintomas prostáticos para fazer a detecção precoce. Pelo contrário! Pois os sintomas podem surgir, apenas quando a doença já está em fase bem avançada. É preciso ganhar força, desenvolver com urgência e de forma contundente, mais políticas públicas voltadas à saúde do homem”, alerta o urologista.
O médico destaca, igualmente, a importância à adesão da causa azul. “Temos que ampliar o trabalho e o entendimento da necessidade do diagnóstico precoce, desmistificando os tabus existentes, em torno do exame. Essa campanha vem para dizer que, quanto antes a doença for diagnosticada, maior a possibilidade de cura.