O estudo da CDL POA para o Natal, realizado com o apoio da Vitamina Pesquisa, mostra que as festividades serão marcadas pelos presentes e pela presença, tendo como prioridade a celebração dos vínculos familiares.
O levantamento com o consumidor porto-alegrense revelou que as compras de presentes para a família (76%), de ingredientes para a ceia (68%) e de itens para a confraternização com pessoas (57%) serão os motivos de maior investimento financeiro neste Natal e fim de ano – guardar dinheiro (52%), quitar dívidas (47%) e comprar roupas e acessórios para as festas (39%) também estão em alta.
Lançado para auxiliar empresários na data mais importante do calendário varejista, o estudo da Entidade aponta caminhos para uma melhor performance dos negócios: “A partir de informações coletadas com consumidores locais, buscamos compreender a fundo a forma como administrarão suas finanças e quais são as suas ambições para as festividades, além dos seus sentimentos em relação ao cenário atual”, detalha o presidente da CDL POA, Irio Piva.
A pesquisa quantitativa, feita com uma amostra de 311 consumidores da Capital gaúcha, mostra que as pessoas estarão mais predispostas a oferecer presentes de alto valor, se comparado ao Natal de 2020.
Cresceram as intenções de compras acima de R$ 500, na soma total de itens, e diminuíram, principalmente, para aquelas até R$ 200. Dispor de valores entre R$ 200 e R$ 500 segue sendo o comportamento mais registrado desde o último ano até agora. A quantidade de itens também aumentou – este ano a maior parte dos entrevistados deve comprar cinco presentes, enquanto em 2020 o total chegava a apenas três.
Compras à vista
Com um olhar apurado para a situação econômica do público pesquisado, verificou-se um alto potencial para compras à vista, já que mais de 91% dos consumidores da Capital dizem estar com as contas em dia – desses, 50% têm prestações ativas, com previsão normal de pagamento, e 41% não possuem compras parceladas, pois preferem pagar no ato. Quanto ao dinheiro extra que chegará com o 13º salário, será utilizado para pagar dívidas (24%), compras de Natal (21%) e viagens (19%) – o que demonstra a intenção de equilíbrio financeiro das famílias e a vontade de festejar o fim do ano.
Não só o investimento nos presentes como a forma de adquiri-los também mudou. Em 2020, 61% dos entrevistados preferiam compras online para o Natal. Já em 2021, esse percentual caiu para 6%, abrindo espaço para o avanço da omnicanalidade, já que a principal escolha será a mistura entre as modalidades física e digital (45%). A CDL POA destaca que os varejistas precisam estar atentos às mudanças em surgimento no mercado, assim como para o período de maior demanda por presentes, duas semanas antes do Natal.
O consumidor se mostra mais aberto para investir nas festividades e motivado com a chegada do Natal. O fim de 2021 se mostra diferente em relação ao ano passado, o estudo demonstra mais disposição das pessoas em celebrar, estar junto fisicamente e demonstrar afeto, também por meio do ato de presentear.
A vida sai da suspensão e dá lugar à esperança, renovação, superação, felicidade e amor – palavras mais citadas pelos consumidores para representar o Natal 2021 em Porto Alegre.