Procon de Novo Hamburgo fiscaliza postos de combustível
O Procon de Novo Hamburgo iniciou, nesta quinta-feira, dia 9, a fiscalização do volume de combustível comercializado por cinco postos de gasolina da cidade, escolhidos de maneira aleatória. A aferição de vazão de bomba, como é conhecido o processo, segue até sexta-feira, dia 10, e é realizada em todos os bicos de cada posto fiscalizado para verificar se o volume do produto fornecido ao cliente corresponde ao indicado no medidor do display da bomba.
Em caso de irregularidade, o posto de gasolina é notificado e a bomba fica interditada. O estabelecimento tem o prazo de 10 dias para que seja feita a manutenção da bomba e a apresentação de um novo laudo técnico. Só depois dessa regularização a bomba será liberada novamente.
O subprocurador do Procon Novo Hamburgo, Nei Sarmento, explica que essa é uma ação rotineira de fiscalização no município. “É muito importante garantir proteção ao consumidor, para que ele receba efetivamente o produto que está adquirindo”, justifica.
Qualquer consumidor pode exigir o teste de aferição de vazão de bomba, que deve ser feito com balde medidor contendo lacre do INMETRO. Durante o teste são verificados 20 litros de combustível, podendo ter um limite de 100 ml de combustível para mais ou de 60 ml para menos.
Denúncias de irregularidades nos postos de combustível devem ser realizadas no Procon de Novo Hamburgo pelo e-mail procon@novohamburgo.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 3581-9531 e (51) 3097-9444.