Porto Alegre

Restaurante Popular agora da Zona Norte, em Porto Alegre

Cem almoços gratuitos serão servidos diariamente na unidade que inicia atendimento

O almoço desta quinta-feira, 9, para os moradores em situação de vulnerabilidade das imediações da eua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta, foi diferente. Às 12h abriu o restaurante Prato Alegre da região. (fotos)

O autônomo Douglas Fernandes comemorou: “Há um mês não consigo almoçar. Fico em busca de trabalho durante o dia todo e só estava conseguindo comer uma vez ao dia. É muita alegria isto. Estou chamando todos os conhecidos.”.

Alexandre da Silva também demonstrou felicidade. “Muito bom isso. Eu perdi uma perna, não posso trabalhar e ajudar minha vó onde moro. O almoço garantido ajuda muito a gente.”

Com o novo espaço, passam a ser oferecidas 4,4 mil refeições por semana, sendo 800 diárias e 400 aos finais de semana, nos restaurantes Prato Alegre da Capital. O restaurante do Centro atende também aos sábados e domingos, com 200 refeições/dia. Os demais, da Lomba, Restinga , Cruzeiros e agora Zona Norte servem 100 refeições/dia cada um.

A prefeitura vai investir R$ R$ 2,6 milhões/ano em todos os restaurantes. “A pandemia acentuou o nível de pobreza. Trabalhamos para agilizar o processo e podermos abrir este novo espaço ainda em 2021. É muito gratificante ver os olhos felizes das pessoas que hoje aqui estão”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt que acompanhou a abertura do restaurante.

O local terá administração da Organização da Sociedade Civil (OSC), Associação Beith Shalom, selecionada por meio de chamamento público e que administra os restaurantes de Centro, Cruzeiro e Lomba do Pinheiro. O presidente da entidade, Niles Kael Junior, afirma ser uma satisfação assumir mais este serviço. “Queremos ir além de servir os almoços, mas também trabalhar projetos sociais com as famílias. Este é mais um espaço que nos permite isso”, comenta. A fiscalização é da Unidade de Segurança Alimentar da SMDS.

Restaurantes Populares

Todos os dias
Centro – Rua Garibaldi, 461

De segunda a sexta-feira
Rua Dona Otília, 210 – Vila Cruzeiro
Rua Cacimbas, 159 – Lomba do Pinheiro
Estrada Chácara do Banco, 71 – Restinga
Rua Caetano Fulginiti, 95 – Rubem Berta

Botão Voltar ao topo