Porto AlegreVariedades

Gaúcha com deficiência visual lança livro de poesias

"Vozes Noturnas" será lançado no dia 14 de dezembro, às 19h, na Biblioteca Pública do Estado

Aos 15 anos de idade, a porto-alegrense Clarissa Monteiro é apaixonada por literatura desde que se entende por gente. Com 10 anos, começou a se aventurar pela poesia, trazendo sua interpretação em verso e rima sobre o universo e vidas reais e imaginárias. Se esse segmento literário pode ser considerado uma visão do mundo, a de Clarissa possui uma particularidade: ela tem deficiência visual desde o nascimento.

Com o auxílio do computador e de softwares de leitura e transcrição de texto, a jovem gaúcha escreve suas poesias com o sentimento de que há coisas que não podem ser expressas senão por versos em uma página. E sua obra, agora, ganhará o mundo em seu primeiro livro, “Vozes Noturnas”, editado pela Leia Livros Editora.

O lançamento da publicação acontecerá no dia 14 de dezembro, às 19h, na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. “Pode parecer que sim, mas esse não é um livro de poesias. Não é uma expressão das dores do coração, tampouco um apelo por atenção. É um livro de vozes que se insinuam na mente. Que faz sua própria história, seus amores e sua poesia”, afirma a jovem poetisa.

A jovem, que é estudante e mora na Zona Sul da capital gaúcha, espera que este seja o primeiro de muitos livros. Objetivo que é compartilhado pela mãe, Vera, que incentiva Clarissa a se aventurar cada vez mais na literatura. “Desde cedo lia histórias para ela. Agora, é com orgulho que vejo ela agraciar o mundo com sua obra”, afirma.

SERVIÇO
O quê: Lançamento do livro “Vozes Noturnas”, de Clarissa Monteiro
Onde: Biblioteca Pública do RS (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, Porto Alegre)
Quando: 14 de dezembro, às 19h
Gratuito

Botão Voltar ao topo