Canoas já tratou com quimioterapia 241 animais em 2021
Os procedimentos são realizados na sede da SEDA, no Bairro Igara
Assim como nos humanos, o câncer também é uma das principais causas de mortalidade entre os animais. Por isso, a Prefeitura de Canoas disponibiliza, além de cirurgias para a retirada dos tumores, tratamento com quimioterapia a animais de rua, comunitários, vítimas de maus-tratos e tutelados por famílias de baixa renda. Desde janeiro, 241 cães e gatos passaram por sessões de quimioterapia, uma média de 22 por mês. Em relação às cirurgias, foram 840 desde o início do ano, uma média de 76 por mês. Os procedimentos são realizados na sede da Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA), na Avenida Boqueirão,1986, Bairro Igara.
“Nós oferecemos consultas clínicas, atendimentos de emergência, quimioterapias, cirurgias não eletivas de baixa e média complexidade, além das castrações. O animal que precisar de uma consulta ou atendimento de emergência, pode ser trazido até a SEDA, caso a família seja inscrita no CadÚnico ou o animal esteja em situação de rua. Após o atendimento, ele retorna para o responsável”, destaca a secretária adjunta da SEDA, Fabiane Tomazi Borba.
Um dos casos mais frequentes em animais de rua é o Tumor Venéreo Transmissível (TVT), uma doença sexualmente transmissível que provoca lesões nos órgãos genitais e em outras partes do corpo. De acordo com a diretora de Proteção Animal da SEDA, médica veterinária Kátia Lima, o tratamento consiste na aplicação de um medicamento quimioterápico intravenoso. “É o único tumor 100% curável, característico de animais de rua. Normalmente, em cinco sessões de quimioterapia, conseguimos bons resultados. Alguns animais podem sofrer efeitos colaterais, por isso, acompanhamos com cautela, mas a maioria, aparentemente, não apresenta sintomas”, destaca ela. Outro tumor muito registrado nos animais é a neoplasia mamária, conhecida como câncer de mama, ocasionada, muitas vezes, devido à ingestão de medicamentos hormonais, como anticoncepcionais.
Vida nova para Sara
Quem passou pela quimioterapia e já está recuperada é a cadela Sara, 7 anos, encontrada em vulnerabilidade nas ruas e encaminhada para tratamento na SEDA. O resgate foi feito pela voluntária da causa animal, Veridiane Santos, 36 anos, moradora do Bairro Guajuviras. Além de cuidar de nove animais na sua casa, ainda se preocupa em fazer a sua parte para atender casos de abandono ou maus-tratos. “Como eu notei que ela estava doente, resolvi trazer na SEDA e descobri que o problema era câncer. Aí, eles já cuidaram dela e castraram. Sempre que eu vejo um animal vulnerável levo para atendimento aqui e busco uma adoção”, relata Veridiane, ao confirmar que já encontrou um tutora definitiva para a Sara.
Atendimento aos animais de Canoas
A SEDA oferece um espaço destinado ao atendimento veterinário e à castração de animais de rua, comunitários e de famílias de baixa renda. Após recuperados, os bichinhos retornam aos seus responsáveis. Havendo necessidade de encaminhamento do animal para adoção responsável, a SEDA auxilia na divulgação.