Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Pelotas é destaque em Segurança no Prêmio Espírito Público

A coordenadora do Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social de Pelotas, do Rio Grande do Sul, Cintia Aires, foi vencedora e destaque do Prêmio Espírito Público 2021. Filha de agricultores que se tornou geógrafa pela Universidade Federal de Pelotas, ela ingressou na Guarda Municipal da cidade em 2012.

Sua formação acadêmica foi fundamental para que, em 2017, ela criasse o Observatório. Junto de sua equipe, construiu um banco de dados e, a partir dos indicadores encontrados, foi possível melhorar o policiamento e diminuir a ocorrência de crimes, em apenas três anos. Por acreditar que, mesmo com poucos recursos, é possível fazer a diferença na sociedade, Cintia Aires foi a homenageada em Segurança Pública, na categoria Pessoas que Transformam do Prêmio Espírito Público 2021.

A cerimônia do Prêmio Espírito Público, o maior do país dedicado a valorizar os servidores e o serviço público, foi realizada de forma híbrida, no último dia 15, com apresentação emocionada de Elisa Lucinda, atriz, cantora e poetisa. Está disponível em https://youtu.be/mYFLrb6y0HU. Um dos momentos marcantes ocorreu com o anúncio de que o Programa Escola Digna, do Maranhão, é o grande vencedor na categoria Equipes que Transformam, que neste ano destacou os trabalhos em Educação.

Ainda na categoria Pessoas que Transformam, houve mais quatro eixos homenageados no Prêmio Espírito Público. Em Gestão de Pessoas, o destaque foi Ladimir Freitas, de Minas Gerais. Em Saúde, Giane Moeckel Caetano, do Paraná. Em Meio Ambiente, Natália Coelho, na Bahia. E em Serviço Social, Rosangela Pereira da Silva, do Rio de Janeiro.

Já na categoria Instituições que Transformam, o vencedor foi a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC), que trabalha para a capacitação do produtor rural e sua fixação no campo, em um Estado em que 80% das propriedades são de agricultura familiar. Os cursos da Epagri capacitaram 2.468 jovens entre 2012 e 2019. Durante a pandemia, a empresa criou atendimentos on-line, chegando a 198 cursos e 14,6 mil inscritos em seus canais.

O Prêmio Espírito Público, desde 2018, já reconheceu o trabalho de 55 servidores, em todas as regiões do país. O objetivo da premiação é identificar, reconhecer e valorizar os profissionais que se destacam na prestação de serviços públicos à sociedade. A iniciativa é realizada pela Parceria Vamos, formada por Fundação Lemann, Instituto humanize e República.org, organizações da sociedade civil que atuam no fortalecimento das lideranças do setor público e do terceiro setor.

Além dos prêmios em dinheiro, de R$ 5 mil para os servidores e R$ 15 mil para a equipe, os vencedores poderão participar de uma imersão em gestão pública. Os premiados também irão compor uma rede exclusiva, formada pelos ganhadores do Prêmio nas três edições anteriores.

Camila Pereira, da Fundação Lemann, parabenizou a todos os participantes do Prêmio Espírito Público. “É uma grande alegria conhecer tantas histórias inspiradoras. Feitas por profissionais públicos que, mesmo com os desafios, conseguiram construir seus objetivos. Ao celebrar esses servidores me emociono com seus compromissos e dedicação”.

Guilherme Coelho, do República.org, disse que a realização do Prêmio Espírito Público é o reconhecimento aos servidores públicos pelas mais de vinte instituições que o organizarm. “Acreditamos que os governos importam e são as pessoas que fazem os governos. Vendo o exemplo desses profissionais públicos hoje homenageados, temos a certeza de que a vida vai melhorar. Vocês são inspiradores para um país melhor”, enfatizou.

Botão Voltar ao topo