Cidades do RSEsportesNotíciasRio Grande do Sul

Pelotas recebe recurso para projetos esportivos

Anúncio da emenda parlamentar, no valor de R$ 100 mil, do deputado Daniel Trzeciak, ocorreu durante apresentação do Quem Luta Não Briga à prefeita

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu, nesta quarta-feira (22), a confirmação do repasse no valor de R$ 100 mil ao Município, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB). O valor será aplicado nos projetos voltados ao esporte. O anúncio ocorreu em reunião no Paço Municipal, durante uma apresentação do Quem Luta Não Briga (QLNB), um dos braços do Pacto Pelotas pela Paz, em comemoração às conquistas do grupo ao longo de 2021, especialmente no Taekwondo.

“Conheço o Quem Luta Não Briga desde os primórdios. É um projeto lindo, que abre caminhos para os jovens, os quais se devolvem com disciplina e dedicação, trazendo muito mais que medalhas para o Município. Pelotas tem um orgulho enorme de vocês”, afirmou a gestora municipal aos onze membros da equipe, todos medalhistas, que estavam presentes no encontro.

Para Daniel, “esse é mais um investimento na cidade, em uma área muito importante que é o esporte de Pelotas, que mobiliza e traz um futuro melhor a todos.” Ele citou, além do QLNB, o projeto Vida Ativa e o Remar para o Futuro, como outras iniciativas da Prefeitura voltadas ao esporte e que serão contempladas com o recurso.

Fotos: Gustavo Vara

Também participaram do anúncio o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) e a secretária de Educação e Desporto (Smed), Adriane Silveira.

Conquistas e perspectivas do QLNB

Durante o encontro, o coordenador do projeto, mestre Rossano Diniz, acompanhado dos onze atletas medalhistas, apresentou o que o QLNB fez ao longo do ano e quais as previsões para 2022. Em 2021, diante do cenário da pandemia do coronavírus, eles iniciaram o primeiro semestre com treinamentos online para, então, no segundo semestre, iniciar os núcleos presenciais. No Colégio Pelotense e no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz), onde ficavam esses locais, foram 315 alunos participando.

Além da grande quantidade de jovens integrantes da iniciativa, novos alunos alcançaram as faixas pretas e foram conquistadas três medalhas de ouro no âmbito internacional, três de ouro a nível nacional, seis medalhas de ouro em campeonatos estaduais e outras três conquistas no bronze.

Foi apresentado, ainda, os dois membros com deficiência auditiva que foram campeões da Surdolimpíada Nacional 2021 e participarão da Deaflympics 2022, em Caxias do Sul. A partir dessa vitória e com intuito de dar visibilidade e integrar a comunidade surda por meio da iniciação esportiva, será viabilizado um projeto, que foi bem visto pela prefeita Paula Mascarenhas, entre Município e instituições que trabalham com jovens com deficiência auditiva, com parceria federal.

Botão Voltar ao topo