CASANEWS

Studios e microapartamentos invadem o mercado de aluguel de imóveis

Os apartamentos das grandes cidades, como São Paulo, estão acompanhando uma tendência arquitetônica chamada Studio, ambientes de até 45m² sem divisória e localizados em bairros estratégicos do centro e regiões mais movimentadas.

Segundo dados do Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP), 37.500 das, pouco menos, de 50 mil unidades lançadas na cidade entre janeiro e setembro de 2021 tem no máximo 45m², ou seja 7 a cada 10 imóveis construídos.

Com o aumento da oferta e a procura por bairros mais bem localizados, os studios se tornam a preferência, principalmente, de jovens, universitários e casais recém-casados, como opção de moradia para alugar permitindo que eles estejam perto de tudo o que precisam.

“Os studios se tornaram opção para os jovens ou pessoas com renda mais baixa que não conseguem pagar por apartamentos maiores em regiões bem localizadas das grandes cidades, mas querem e precisam estar perto de tudo”, explica Glaucio Gonçalves, arquiteto especialista em studios e micro apartamentos.

Com a procura, o mercado imobiliário mudou e agora oferece opções de diversas metragens para alugar. Para quem deseja entrar no mercado imobiliário ou quem procura por um local para morar, o arquiteto dá dicas do que um studio precisa ter para se tornar aconchegante e funcional.

“A primeira dica para quem deseja colocar seu studio para alugar, é apostar em uma decoração neutra, que atenda todos os públicos, seja jovens universitários, solteiros ou recém-casados. Ter a consciência que você precisa ampliar o seu leque é muito importante”, explica o arquiteto.

“Agora, para tornar o seu espaço aconchegante de verdade, é importantíssimo apostar em iluminação. É o projeto certo que fará toda a diferença e deixará a casa muito mais acolhedora”, finaliza Glaucio.

Os chamados microapartamentos começaram a ganhar espaço em grandes centros urbanos, como Nova Iorque. O encolhimento tem um fator econômico, já que o valor do metro quadrado em grandes metrópoles aumentou bastante. Outro ponto é a mobilidade, uma vez que as pessoas preferem morar em um espaço menor perto do trabalho, por exemplo, do que ficar horas dentro do transporte público e no trânsito.

Sobre Glaucio Gonçalves
Atuando há mais de 20 anos no mercado é arquiteto, pós-graduado em Administração de Empresas para engenheiros e arquitetos pela FAAP. Especialista em projetos de Studios e micro apartamentos e idealizador da Websérie Cai pra Dentro. Com espírito empreendedor, em 2007 fundou o EB-A Espaço Brasileiro de Arquitetura, que deu origem, em 2014, ao escritório Glaucio Gonçalves Arquitetura e Design (www.glauciogoncalves.com). Em 2015, foi premiado como personalidade do ano – destaque arquitetura e design – pela Associação Brasileira de Liderança.

Botão Voltar ao topo