Variedades

Dicas de como cuidar dos cães no verão

Especialista lista 18 medidas para garantir a segurança e o bem-estar do seu pet durante a estação mais quente do ano

A chegada do verão é uma ótima oportunidade para desfrutar de atividades ao ar livre com seu animal de estimação. Passear no parque, na rua ou na praia são excelentes opções para garantir o bem-estar dos pets. No entanto, é importante tomar medidas para assegurar que eles aproveitem a estação de forma segura e saudável. Pensando nisso, o renomado zootecnista e especialista em comportamento animal, Renato Zanetti, elaborou uma lista com 18 cuidados essenciais. Confira abaixo:

Sol: Proteja as patas do seu cão e evite passeios nos horários de pico de calor

  1. Evite passear com seu cão em horários de sol forte, entre 10h e 16h, quando tanto o ambiente quanto o chão estão muito quentes. Nesses horários, há um risco real de queimaduras nas patas do animal ao caminhar sobre o asfalto ou calçada, mesmo durante passeios curtos. Lembre-se de que tanto a radiação solar direta quanto a refletida no chão podem ser prejudiciais ao seu cão.
  2. Cães com focinho curto são especialmente sensíveis aos dias quentes, pois sua anatomia dificulta a troca de ar para regular a temperatura corporal. Portanto, procure passear com eles nos horários mais frescos do dia.
  3. Certifique-se de fornecer água fresca em abundância, tanto durante os passeios quanto em casa.

Água: Aproveite, mas com cuidado

  1. Tome cuidado quando for a primeira vez do seu cão em contato com o mar, pois ele pode se sentir desconfortável com a novidade, como o barulho das ondas, a movimentação do mar, a espuma e a presença de muitas pessoas ao redor.
  2. Não force o seu cão a nadar longas distâncias se ele não estiver acostumado. As atividades físicas em um ambiente novo devem ser prazerosas, não uma tortura.
  3. Se o seu cão for nadar em uma piscina, certifique-se de que ele tenha uma maneira fácil e livre de sair da água, caso entre sem supervisão humana. Verifique se há uma escada ou rampa disponível.
  4. O acúmulo de sal do mar ou cloro da piscina pode irritar a pele do seu cão. Portanto, após atividades aquáticas, é importante enxaguar o animal com água doce para remover o excesso dessas substâncias.
  5. Após atividades aquáticas, seque o seu cão adequadamente para evitar problemas de pele, como fungos e dermatites.

Terra: Cuide do pelo e da pele

  1. Escove diariamente o pelo do seu cão quando ele tiver contato com areia e terra. O acúmulo desses elementos na pele do animal pode ser irritante e é importante removê-los regularmente.
  2. As atividades ao ar livre expõem os cães a elementos como vento, água do mar, piscina, areia e grama. Por isso, é importante prestar atenção especial para minimizar o acúmulo de sujeira. Realize banhos regulares e escovação diária.
  3. Cães com pelos longos exigem cuidados adicionais, pois há um maior risco de embaraçar os fios em comparação com cães de pelos curtos. Independentemente do tipo de pelo, é essencial dar atenção redobrada à higiene após atividades ao ar livre.
  4. Proteja as áreas claras ou sem pigmentação do seu cão com bloqueador solar. O risco de câncer de pele também afeta os animais.

Doenças típicas: Mantenha a prevenção em dia

  1. Esteja atento à prevenção contra pulgas e carrapatos, especialmente em áreas ao ar livre onde outros cães e espécies como cavalos ou animais nativos podem aumentar o risco de infestação.
  2. Observe sinais de diarreia e vômitos em seu cão, que podem ser causados por viroses ou pela ingestão de água do mar ou da piscina com cloro. Em ambos os casos, é fundamental buscar orientação de um médico veterinário.

Carro: Nunca deixe seu cão trancado no calor

  1. Lembre-se de que, em qualquer estação do ano, mas especialmente no verão, é extremamente perigoso deixar seu cão trancado dentro do carro com as janelas fechadas e sem ventilação. Mesmo uma rápida ida ao mercado pode ser fatal. O calor produzido pelo animal combinado com o ambiente externo sem troca de ar pode ter consequências fatais.
  2. Durante viagens longas de carro, faça paradas periódicas para que seu cão possa esticar as pernas, beber água e fazer suas necessidades.

Veterinário: Consulta antes de viajar

  1. Antes de pegar a estrada com seu cão, agende uma consulta com um médico veterinário de confiança. O profissional poderá avaliar a saúde do seu pet, fornecer orientações específicas e verificar se todas as vacinas estão em dia.
  2. Lembre-se de que em algumas regiões do país, os cães precisam estar protegidos contra doenças específicas. Aproveite a consulta veterinária para atualizar a carteirinha de vacinação do seu amigo de quatro patas e viaje com segurança.

Aproveite o verão ao lado do seu cão, seguindo essas dicas importantes para garantir o bem-estar e a segurança do seu melhor amigo. Cuide dele com carinho e aproveite essa estação juntos!

Botão Voltar ao topo