Pelotas divulga programação do Trailer da Vacina de 31/01 a 04/02
A Secretaria de Saúde de Pelotas divulgou a programação do Trailer da Vacina de 31/01 a 04/02. A vacinação itinerante em Pelotas vai percorrer mais quatro localidades na próxima semana. Em decorrência do feriado de Nossa Senhora de Navegantes, no dia 2 de fevereiro não haverá imunização.
O roteiro do Trailer da Vacina começará na segunda-feira (31) pela região do Areal e no dia seguinte, estará no Porto. Já no dia 3 de fevereiro chegará nas Três Vendas e encerrará a semana no Centro, em frente ao prédio da Reitoria do IFSul, localizado na rua Gonçalves Chaves. Os atendimentos são sempre das 9 às 17h, com intervalo de 30 minutos às 12h.
Vacinas disponíveis
No Trailer, a população pode ter acesso a diferentes vacinas, como as contra a Covid-19 (1ª dose para quem tem 12 anos ou mais; 2ª ou 3ª dose para quem possui 18 anos ou mais) e, também, imunizantes que protegem contra a Influenza (gripe), Hepatite B, Tríplice Viral e dT (Difteria e Tétano).
O objetivo da ação é oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional do público adulto. Para receber qualquer um dos imunizantes, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação para que o profissional faça a avaliação da situação vacinal e um documento de identificação.
Veja a programação completa do Trailer
* Segunda-feira (31)- rua Professor Mário Peiruque, 180, próximo da rua Treze – Areal
* Terça-feira (1º/2) – avenida Olavo Afonso, 110, próximo da Emei Dyrio Gorgot – Porto
* Quinta (3/2) – rua Santiago Dantas, 2, próximo ao cruzamento da rua João Jacob Bayni – Três Vendas
* Sexta-feira (4/2) – rua Gonçalves Chaves 3218 – em frente à Reitoria do IFSul – Centro
Documentação necessária para vacina contra Covid-19
Para 1ª e 2ª dose:
- Comprovante de residência;
- Documento de identidade;
- Cartão SUS ou CPF; e
- Carteira de Vacinação para comprovar a primeira dose (para quem vai receber a segunda).
Para 3ª dose:
Pessoas com 18 anos ou mais:
- Documento de identidade; e,
- Carteira de Vacinação para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com quatro meses de intervalo desde a última aplicação.
Imunossuprimidos:
- Documento de identidade;
- Carteira de Vacinação;
- Atestado-padrão, confeccionado pela Prefeitura, que está disponível no site do coronavírus.
Calendário Nacional de Vacinação
A Secretaria de Saúde explica que todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário.
Continua a orientação às pessoas com sintomas gripais para não comparecerem na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.