NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de Caxias recebe pedido de controle da alimentação de pombos em locais públicos

Representantes da Associação da Praça da Bandeira entregaram abaixo-assinado com mais de 300 assinaturas

Na manhã desta sexta-feira (04/02), a vice-prefeita Paula Ioris recebeu um abaixo-assinado com proposta para o destino ideal dos pombos que superlotam os espaços públicos da cidade. O documento, entregue pela comissão da Associação da Praça da Bandeira, tem mais de 300 assinaturas e solicita a continuidade das ações de fiscalização por parte do Poder Público.

Com a premissa de atender aos questionamentos e às demandas da população acerca da superlotação e da criação de pombos-domésticos em espaço público, a Prefeitura encaminhou, junto à Universidade de Caxias do Sul (UCS), estudo que pretende alinhar as melhores alternativas para lidar com a proliferação das aves e, consequentemente, com as doenças que transmitem.

Segundo a vice-prefeita, a fiscalização seguirá ocorrendo, agora com mais efetividade em relação ao cumprimento da lei. “É muito importante demonstrar que estamos juntos na busca da melhor solução para este problema. A intensificação da fiscalização já ocorre, mas pensamos também na educação referente ao alimento das aves e à conscientização das pessoas em relação a isso”, enfatizou.

Foto: Lucas Munaretti /PMCS

A comissão garantiu que as 300 assinaturas não representam a totalidade das pessoas insatisfeitas com a superlotação dos pombos. “Hoje entregamos esse abaixo-assinado, mas é só uma parte das pessoas que querem a resolução desses problemas. São moradores, comerciantes, pedestres e muito mais gente que só quer o cumprimento da lei e a melhor resolução para isso”, disse Ademir Argenta, um dos membros da comissão.

A lei 7.654, instituída em setembro de 2013, proíbe a criação, manutenção e a alimentação de pombos-domésticos em vias, praças, prédios e locais de acesso público na zona urbana do Município e estabelece penalidades como advertência e multa, além de possibilitar a apreensão do alimento. Denúncias de pessoas alimentando as aves ou em casos de maus-tratos devem ser repassadas para o Alô Caxias, número 156, ou diretamente à Secretaria do Meio Ambiente pelo telefone 3901-1445.

Botão Voltar ao topo