Pelotas tem mais de 6,4 mil adolescentes com as vacinas atrasadas

Pelotas tem 6.418 adolescentes com a segunda dose da vacina Pfizer atrasada, de acordo com dados da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS), atualizados no dia 8 de fevereiro. O percentual de 28,71% de pessoas entre 12 e 14 anos – 2.870 jovens – não completou o esquema de imunização, e já foram aplicadas 9.997 doses nesse público.

Entre o grupo de 15 a 17 anos, 3.548 doses estão em atraso, das 19.946 aplicadas, o que representa uma porcentagem de 32,41%. A Prefeitura reforça a importância de completar o esquema vacinal contra o coronavírus, a fim de fortalecer o combate à doença, evitando os contágios e hospitalizações.

As aplicações da Pfizer para o público com idade a partir de 12 anos é feita de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – exceto nas UBSs Sentinelas Salgado Filho, PAM Fragata, Leocádia e CSU Cruzeiro -, além do Laboratório Municipal, Shopping Pelotas e Trailer da Vacina, segundo a programação definida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

É necessário apresentar comprovante de residência, documento de identidade, Cartão SUS ou CPF e carteira de vacinação, para comprovar a primeira dose.

Locais e horários de vacinação em Pelotas

– De segunda a sexta-feira
* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs): das 8h30 às 11h – exceto nas unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata, Leocádia e CSU Cruzeiro)

* Nas UBSs Fraget, Lindoia e Porto: das 8h30 às 15h

* No Laboratório Municipal – das 13h30 às 17h

* No Shopping Pelotas, loja 40: das 17 às 21h

* No Trailer da Vacina, conforme cronograma do dia: das 9h às 17h

– No sábado
* Na Escola Coronel Pedro Osório: das 10 às 15h

Endereços dos pontos de vacinação

Todos que optarem por realizar a vacinação no Shopping Pelotas estarão isentos do pagamento da taxa de estacionamento do local. A gratuidade será concedida a quem apresentar a Carteira de Vacinação. Além disso, quem comparecer para a vacina e adquirir um ingresso para o cinema, para a data, ganhará outro sem custo algum.

Calendário Nacional de Vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que, como regra, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário.

Continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Sair da versão mobile