5 Sinais e Sintomas da Psoríase
Os sinais e sintomas da psoríase podem variar dependendo do tipo de psoríase que você tem. Os 5 sintomas mais comuns da psoríase incluem:
- Erupções ou manchas de pele vermelha e inflamada , muitas vezes cobertas por escamas soltas e prateadas; em casos graves, as placas crescem e se fundem, cobrindo grandes áreas.
- Coceira, pele dolorosa que pode rachar ou sangrar
- Pequenas áreas de sangramento onde a pele envolvida é arranhada
- Problemas com as unhas das mãos e dos pés, incluindo descoloração e corrosão; as unhas também podem começar a desmoronar ou se desprender do leito ungueal.
- Placas escamosas no couro cabeludo
A psoríase também pode estar associada à artrite psoriática , que causa dores nas articulações . Entre 10% e 30% das pessoas com psoríase também têm essa condição dolorosa nas articulações .
O que causa surtos?
Cada pessoa com essa condição tem seus próprios gatilhos. As coisas que fazem com que sua psoríase se torne ativa podem não afetar outra pessoa.
Se você descobrir o que causa a inflamação da sua pele, poderá controlar melhor seus sintomas.
A psoríase é um problema do sistema imunológico . Certos gatilhos podem piorar seus sintomas, incluindo:
Tempo frio e seco
Qualquer clima que alivie a pele seca ajudará. Tente passar algum tempo em clima quente e ensolarado e alta umidade.
Estresse
Mantenha a calma e tente ficar relaxado. Surtos são mais propensos a aparecer quando você está ansioso.
Alguns medicamentos
Estes incluem alguns medicamentos “beta-bloqueadores” usados para tratar a pressão alta e doenças cardíacas; lítio , um tratamento para transtorno bipolar ; e pílulas tomadas para tratar a malária . Informe o seu médico se tiver psoríase e estiver a ser tratado para qualquer uma destas condições.
Infecções
Há uma pequena lista de infecções, incluindo faringite estreptocócica e amigdalite , que podem desencadear um tipo especial de surto de psoríase. Parece pequenas gotas que aparecem principalmente no tronco e nos membros. A infecção pelo HIV também pode piorar.
Lesão de Pele
Em algumas pessoas, os menores cortes, hematomas e queimaduras podem causar um surto. Mesmo tatuagens e picadas de insetos podem desencadear uma nova lesão. Você pode usar luvas ou colocar uma camada extra de roupa para evitar uma ruptura na pele.
Álcool
Beber, especialmente beber pesado em homens jovens, pode desencadear ou piorar os sintomas e interferir nos tratamentos. A combinação de certos medicamentos para psoríase com álcool pode ter efeitos colaterais perigosos, especialmente para mulheres em idade fértil.
Fumar . Usar tabaco ou estar perto do fumo passivo aumenta o risco de contrair psoríase e piora as condições existentes.
Psoríase com pele mais escura
Você pode ter psoríase com todas as cores de pele diferentes, mas tende a parecer diferente na pele mais escura.
Em afrodescendentes, a psoríase é tipicamente de cor arroxeada com descamação que parece cinza. Na pele muito escura, a psoríase também pode ser marrom-escura e mais difícil de ver.
A pele morena, ligeiramente mais clara, tende a produzir uma psoríase de cor rosada escura e com uma escama que parece branco-prateada.
Além disso, após o desaparecimento da psoríase nesses tipos de pele , manchas mais claras ou mais escuras do que a pele ao redor podem permanecer por algum tempo (despigmentação).
Estas não são cicatrizes, e vão desaparecer depois de algum tempo, embora possa levar de alguns meses a um ano ou mais. Seu médico de pele (dermatologista) pode tratá-los para que eles desapareçam mais rapidamente. Pergunte sobre isso se a aparência das manchas o incomodar.
Dicas para psoríase de inverno
O inverno pode desencadear crises de psoríase , mas você tem muitas maneiras de combater os efeitos de secagem do frio e do aquecimento interno.
Suave na umidade
Mantenha a pele úmida para aliviar a vermelhidão e a coceira e curar manchas de psoríase . Quanto mais espesso for o creme ou pomada, melhor será a retenção de água na pele. Use sabonete hidratante e uma loção cremosa depois de tomar banho, tomar banho e lavar as mãos . Escolha produtos sem perfume para evitar reações alérgicas.
Escolha banhos relaxantes em vez de chuveiros quentes
Banhos longos em água quente removem a umidade da pele. Tome banho com água morna apenas o tempo suficiente para ensaboar e enxaguar. Você pode relaxar na banheira, no entanto. Polvilhe óleo, aveia finamente moída, sais de Epsom ou sais do Mar Morto em um banho quente. Deixe de molho por cerca de 15 minutos para soltar as escamas, aliviar a coceira e relaxar. Aplique creme ou loção hidratante logo após para bloquear a água.
Use um umidificador
Para acordar com a pele lisa, use um dispositivo para manter o ar interno úmido. Execute-o em seu quarto à noite para combater os efeitos de secagem do aquecimento interno. Certifique-se de seguir as instruções para limpar o umidificador para evitar o acúmulo de bactérias.
Use camadas suaves
O clima frio e o vento podem irritar a pele e desencadear crises. Eles também podem tornar a psoríase nas articulações mais dolorosa. Agasalhe-se com um cachecol macio, chapéu e luvas quando sair para proteger as áreas expostas da pele. Vista-se em camadas que você possa tirar para evitar ficar muito quente – a transpiração pode piorar a psoríase. Escolha algodão em vez de lã, jeans e outros tecidos que são mais propensos a incomodar sua pele.
Beber água
Para bombear a umidade, beba bastante H2O. Você saberá se está ingerindo o suficiente porque sua urina ficará amarela pálida. Se a sua urina for amarela brilhante ou de cor escura, você pode precisar de mais água.
Alivie o estresse
As férias de inverno são cheias de alegria, mas também trazem estresse, o que pode piorar a psoríase. Planeje um tempo para relaxar. Experimente uma massagem ou tratamento de spa para hidratar a pele e vencer o inverno blá. Além disso, o exercício alivia o estresse e pode reduzir os surtos.
Ilumine seu humor
A psoríase pode deixá-lo deprimido. Se você também tem transtorno afetivo sazonal – depressão ligada a menos luz solar no inverno e no outono – esses meses são um desafio extra. Se você está triste com frequência, converse com seu médico. A terapia de luz ou um antidepressivo pode melhorar seu humor.
Melhore seu plano de tratamento
Se sua psoríase sempre piorar no inverno, converse com seu médico. Você pode precisar apenas ajustar seus medicamentos um pouco ou obter alguma terapia de luz.