Carne maluca no pão francês; aprenda a fazer com a Chef
No dia Nacional do Pão Francês, aprenda receita especial ensinada pela Chef Léo Oliveira – De um jeito simples e didático, a Chef renomada ensina como preparar acompanhamento para o quitute mais amado do brasileiro
No dia 21 de março, é comemorado o Dia Nacional do Pão Francês. Associado a cafés da manhã, lanches e quitutes, uma das maiores iguarias da culinária brasileira é tão importante que ganhou uma data única para celebrar sua gostosura.
Não tem quem resista ao pão francês! O alimento nacional conhecido por diversos nomes, de acordo com as diferentes regiões do país, também é chamado como, carioquinha, pão de sal, cacetinho ou filão, entretanto a realidade é uma só: ele é unanimidade na mesa dos brasileiros e segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), o quitute é o produto mais consumido nas cerca de 70 mil padarias espalhadas pelo Brasil.
Associados a cafés da manhã, lanches e quitutes, uma das maiores iguarias da culinária brasileira é tão importante que ganhou uma data única para celebrar sua gostosura, assim, no dia 21 de março é comemorado o Dia Mundial do Pão Francês.
Para comemorar a data, a Chef Léo Oliveira, separou uma receita fácil, gostosa e descomplicada, além de ser a cara do brasileiro, para quem deseja celebrar esse dia da melhor maneira: degustando um bom e crocante pão francês.
Confira a receita abaixo:
Lanche de carne maluca no pão francês
Ingredientes do recheio
– 500g de carne cozida e desfiada (carne sugerida: Acém)
– 150g de bacon em cubinhos
– 400g de calabresa cortada em tiras
– 2 cenouras raladas em ralo grosso
– 1/2 pimentão verde picado
– 1 cebola média picada
– 1 sachê de 340g de molho de tomate
– 100g de azeitonas picadas
– 2 dentes de alho
– 50 ml de azeite
– 2 sachês de tempero pronto para carne
– 1 colher de chá de tempero baiano
– 20 ml molho shoyo
– Sal para correção
– 10 pães franceses (cortados ao meio)
Modo de fazer
- Cortar o acém em cubos médios, temperar com sal, alho, cebola, pimenta do reino, refogar bem, acrescentar 500ml de água, e cozinhar em panela de pressão por 45 minutos. Depois é só retirar da panela, desfiar e reservar.
- Em uma panela, coloque um fio de azeite e frite o bacon, na sequência coloque a calabresa e continue fritando. Acrescente o alho e depois a cebola, continue fritando. Acrescente os pimentões e refogue mais um pouco, agregue a carne cozida e desfiada, os temperos, azeitonas, e shoyo.
- Fazer uma correção com o sal. Acrescente a cenoura ralada em ralo grosso e o molho de tomate, refogue por mais dois minutos. Desligar o fogo e acrescentar o cheiro verde.
- Para montar, corte o pão ao meio e faça um buraco para rechear.
Sobre Chef Léo Oliveira
A profissional de 53 anos, natural de São Paulo, é graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, com formação internacional em confeitaria artística e participação no curso de Cozinheiro Chef Internacional do Senac. Com mais de 30 anos de profissão, Léo começou na área da gastronomia ainda em casa, com uma fábrica de salgados.
Com o sonho de ser empreendedora, a confeiteira deixou o buffet para se dedicar à confeitaria. Iniciou cursos profissionalizantes até ingressar como professora trainee em Panificação e Confeitaria no Senac, onde permaneceu por cinco anos. Com a sua bagagem de conhecimento e experiência, voltou a dar aulas em casa e em cursinhos até abrir seu canal no YouTube com o intuito de dividir suas receitas e técnicas. Hoje, seu canal conta com quase 3 milhões de inscritos.