Novo HamburgoVariedades

Fundação Ernesto Frederico Scheffel reabre aos finais de semana, em Novo Hamburgo

Secretaria Municipal da Cultura promove a reabertura do importante espaço cultural

A partir deste sábado, dia 02 de abril, a visitação aos finais de semana na Fundação Ernesto Frederico Scheffel será aberta ao público das 11h às 17h. O evento que marca esta retomada será no domingo, dia 03, às 17h, com o show musical do grupo Mas Bah, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, em alusão aos 95 anos de Novo Hamburgo.

Publicidade

Para o secretário Municipal da Cultura, Ralfe Cardoso, a abertura permanente da Fundação aos finais de semana é mais uma conquista da Cultura de Novo Hamburgo. “É um avanço indescritível desde a democratização do acesso buscando a popularização dos espaços, do reconhecimento da importância da Obra de Scheffel e do acervo da Casa Schmitt-Presser, do impulsionamento para a cultura e o turismo na cidade”, destaca.

A Fundação fica na Avenida General Daltro Filho, nº 911, em Hamburgo Velho.

Sobre a Fundação Ernesto Frederico Scheffel

Fundado em 1978, o museu está instalado em um prédio construído em 1890 por Adão Adolfo Schmitt, com o estilo neoclássico, localizado no Centro Histórico de Hamburgo Velho. O casarão que foi inteiramente reformado pela Prefeitura já serviu como moradia, hospital, casa comercial e local de eventos culturais, que hoje abriga a Fundação Scheffel, uma das maiores pinacotecas do mundo entre as compostas por obras do mesmo artista.

Distribuídas ao longo dos três andares do espaço, as mais de 400 obras, entre elas pinturas, esculturas, desenhos e partituras musicais retratam as diferentes fases do artista plástico gaúcho Ernesto Frederico Scheffel, que são apresentadas em ordem cronológica de criação e estão agrupados conforme a temática e técnicas utilizadas para sua execução.

No primeiro piso, estão os que marcaram sua fase inicial, de sua adolescência até seus 22 anos. Alguns são de caráter regionalista, justamente por retratar os lugares, a região que deu origem à sua carreira. No segundo piso, encontram-se as obras que participaram dos vários Salões de Belas Artes no Rio de Janeiro, na busca do “Prêmio de Viagem ao Estrangeiro”. São obras do gênero épico, simbolista, e do realismo poético. Finalmente, no terceiro piso, encontram-se obras de sua fase na Europa.

Para mais informações entre em contato pelo telefone (51) 3593-6233 ou pelo e-mail: museuscheffel@yahoo.com.br.

Via
PMNH
Fonte
Secult

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo