Cidades do RSRio Grande do SulVariedades

Gramado Aleluia realiza Procissão dos Passos nesta Sexta-feira Santa (15)

Mais de 400 pessoas irão iluminar a avenida Borges de Medeiros com tochas e velas para encenar a via crucis

Gramado Aleluia realiza Procissão dos Passos nesta Sexta-feira Santa (15). Com novidades artísticas, o cortejo ao ar livre, que começa às 20h, vai apresentar os últimos passos de Jesus Cristo na Terra. Mais de 400 pessoas irão iluminar a avenida Borges de Medeiros, no centro de Gramado, com tochas e velas para encenar a via crucis.

Os atrativos religiosos da Páscoa em Gramado incluem ainda ampla programação nos templos da cidade.

Conforme o diretor artístico do Gramado Aleluia, Abramo Machado, a procissão resgata com fidelidade a história dos últimos dias da vida e morte de Jesus Cristo. O diretor explica que o espetáculo terá 14 cenas e nove carros alegóricos. “Inserimos novas cenas e intervenções artísticas sempre buscando sermos fiéis à história. Nosso objetivo é sair do degrau da dor para subir alguns degraus em direção a emoção e a piedade. Teremos não apenas uma linda estética, mas uma apresentação para tocar o coração das pessoas”, afirma Machado.

Comunidade católica

Além de 100 artistas, a Procissão dos Passos conta com 300 pessoas da comunidade católica de Gramado. “É uma data importante da vida cristã e a Paróquia São Pedro, que reúne 16 comunidades, sempre foi muito atuante. Teremos um momento de espiritualidade muito forte na Sexta-feira Santa. Um momento de reunião das famílias e integração de toda a paróquia”, afirma Luiz Hoffmann, que ajuda a organizar as comunidades na formação do elenco da procissão.

O padre Lucas Peres elogia o envolvimento comunitário e reforça o simbolismo religioso do momento. “Espero que o público aproveite não apenas para presenciar a encenação, mas para participar do mistério. É uma encenação mais moderna. Não tem caráter litúrgico, mas traz uma carga densa de piedade e experiência de fé. Não são apenas os passos de Nosso Senhor. São os passos Dele e os Dele na nossa vida”, frisa o padre.

Botão Voltar ao topo