CASANEWS

Pintura e tratamento em madeira

Como garantir uma pintura perfeita e durável em superfícies de madeira? É realmente necessário envernizá-la e por quê? Dá para colorir uma madeira naturalmente escura? A campanha Mais Cor Para Sua Vida, do Sitivesp (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo), também incentiva o uso de cores e vernizes para preservar a beleza da madeira por mais tempo. Por isso, entrevistamos o químico Vilnei Schreiber, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Montana Química S.A., para esclarecer essas e outras dúvidas.

Preparação da madeira

Segundo o especialista, antes da superfície de madeira receber uma pintura é necessário que esteja limpa e livre de partículas de gordura. Em seguida, é indicado fazer um lixamento no sentido dos veios da madeira. “Madeiras envernizadas, dependendo do nível de degradação do acabamento, poderão ser apenas lixadas.

Se a degradação for intensa ou no caso de existirem camadas de verniz envelhecidas, deverá ser feita uma remoção antes de uma nova aplicação”, recomenda Schreiber.

Esta remoção pode ser física, por meio de lixamento, ou utilizando o produto Striptizi® Gel, um removedor de esmaltes, vernizes e stains ideais para superfícies verticais. Madeiras envelhecidas com aspecto acinzentado, sem nenhum tipo de pintura, devem receber tratamento com Clarideck para renovar a superfície, fazendo-a retomar as suas tonalidade e textura naturais.  Para acabamentos finos, é aconselhável usar uma lixa 280 a 320 no sentido dos veios da madeira. Concluída a operação, é importante limpar a peça para eliminar os resíduos de poeira.

No caso de madeiras moles, a exemplo do Pinus, é necessário fazer uma aplicação prévia de Pentox Super® para tratamento contra brocas e cupins. Madeiras resinosas como Ipê Tabaco, Itaúba, Cumaru, Grápia, Jatobá, Tatajuba e Nó de Pinus, entre outras, possuem extrativos (resinas/óleos) que podem causar manchas ou dificultar a secagem do acabamento. Nestes casos, o profissional recomenda a aplicação prévia deIsolare®, um verniz isolante específico para madeiras resinosas.

O produto garante perfeito bloqueio à migração de extrativos, impossibilitando seus efeitos danosos e melhorando o desempenho dos acabamentos. Também é possível limpar bem a superfície com pano embebido em Thinner de limpeza para redução dos extrativos, antes da aplicação do Isolare.

Superfícies que ficarão em ambientes abrigados e terão uma aplicação de verniz podem receber, previamente, uma camada de seladora. Porém não se deve aplicar seladora em superfícies que estarão expostas às intempéries.

Colorindo…

Há diversos tipos de acabamentos coloridos e transparentes que podem ser aplicados em portas, janelas, portões, móveis de jardim, beirais, decks, estruturas aparentes e divisórias de madeira.

Agora, para colorir uma madeira mais escura é importante saber que a cor final pode ser alterada, conforme o tom original da peça. “Neste caso, recomenda-se utilizar cores sólidas, com maior opacidade. Existem tratamentos químicos para clareamento da madeira que permitem a aplicação de cores mais claras em madeiras mais escuras”, esclarece o químico da Montana.

Diferenças entre verniz e stain

Vernizes são produtos mais conhecidos quando se trata de proteger e embelezar a madeira. Eles apresentam baixa impregnação e formam uma película transparente sobre a superfície em que foram aplicados. São acabamentos geralmente apresentados nas versões brilhantes ou acetinados. Já o stain é um produto impregnante, ou seja, forma uma fina película com acabamento acetinado, que não trinca nem descasca.

Nesta categoria há duas classificações, o stain decorativo que protege e embeleza, e o preservativo que protege, embeleza e preserva a superfície da madeira contra a umidade, o sol e os fungos.

Uma das maiores vantagens do stain é a facilidade de manutenção. Enquanto o verniz precisa ser removido completamente antes de uma nova aplicação, no caso do stain basta limpar bem a superfície para tirar o pó que se acumula com o tempo. Ele nada mais é do que resíduo do produto desgastado. Este procedimento é mais simples e torna a manutenção muito mais rápida e barata.

Botão Voltar ao topo