CASANEWS

Toldos e coberturas protegem e decoram ambientes externos

Em época de chuva e sol quente, toldos, gazebos, tendas e outras coberturas de áreas externas surgem como opção de proteção e alternativa para aumentar o espaço útil da casa. Além disso, podem ser grandes aliados da decoração, criando ambientes confortáveis e charmosos.

Confeccionados sob medida, em sua maioria, com lona vinílica, os acessórios ganham cada vez mais espaço nas residências, hotéis, restaurantes ou outros tipos de comércio. Se aplicado de forma adequada ao projeto, o toldo ou cobertura pode permitir a utilização do ambiente em qualquer estação do ano, reforçando seu aspecto funcional. Disponível em diversas cores, o material também permitir resolver problemas de fachada e transformar um imóvel sem vida, em um local surpreendente e acolhedor.

A instalação dos acessórios traz inúmeras vantagens, mas é preciso ficar atento à escolha do material e do modelo, que vai do fixo, vertical ao articulado. De acordo com Rosemeire Branco, gerente comercial da Cipatex®, fabricante de revestimentos sintéticos para toldos e coberturas da marca Sol & Chuva, o ideal é procurar por produtos que contam com tratamentos especiais, como aplicações para diminuir os efeitos nocivos dos raios solares, fórmula autoextinguível, antioxidante e antifungo. “Os acabamentos em peças produzidas com lona de PVC conferem maior resistência e contribuem para durabilidade dos acessórios”, destaca.

Após a escolha do modelo e material, adequados a cada tipo de instalação, é a vez de decidir a cor mais indicada. Se vai instalar mais de um toldo ou cobertura na casa, o ideal é usar o mesmo tom em todos os acessórios para deixar o visual mais harmônico. Rosemeire ressalta ainda a importância de decidir por um modelo e tonalidade que combinem com o estilo de arquitetura do imóvel e cores das paredes.

A manutenção é uma das principais dúvidas de quem pretende ter uma cobertura em casa. Com pequenos cuidados na manutenção, o consumidor pode ampliar a vida útil do produto. As peças confeccionadas em lona de PVC não exigem mais que uma limpeza periódica para remover os resíduos acumulados e prevenir a formação de mofo e bolor.

“Basta utilizar água e sabão ou detergente neutro. É importante não usar solventes e produtos mais fortes, que podem eliminar a proteção superficial e comprometer a durabilidade do produto”, afirma. O mesmo vale para esponjas de aço, prefira um pano ou escova de cerdas macias para remover a sujeira e não use objetos perfurantes. Concluída a limpeza, é necessário enxaguar bastante e remover todo o resíduo de sabão. Deixando-a secar completamente.

Botão Voltar ao topo