Santa Maria – Emissão de credenciais de estacionamento para idosos e PCD deve ser feita na Prefeitura
Documentos oferecem mais condições de acessibilidade, sendo regulamentadas por legislação municipal
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que o prazo de validade das credenciais de estacionamento para idosos, pessoas com deficiência (PCD), autistas, gestantes a partir do quarto mês de gravidez até a criança atingir um ano de idade, por exemplo, e que estão vencidas ou com data a vencer nos próximos dias, devem ser solicitadas diretamente no Protocolo Geral da Prefeitura.
O endereço é no Centro Administrativo Municipal (1º andar), na Rua Venâncio Aires, 2.277, Centro. O atendimento para pessoa física ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h.
Anteriormente, a prorrogação das credenciais, que oferecem mais condições de acessibilidade, era realizada de forma automática em função da pandemia. O objetivo era evitar a aglomeração de pessoas que buscam a renovação das credenciais na sede da pasta.
A credencial serve para que idosos e pessoas com deficiência possam estacionar nas respectivas vagas, na Zona Azul, por até duas horas, de forma gratuita. Para a emissão de novas credenciais, é preciso encaminhar o pedido, com documento de identidade e comprovante de endereço para o e-mail credenciaispmsm2020@gmail.com.
A Secretaria de Mobilidade Urbana recebe a solicitação e emite uma guia da taxa, que será encaminhada ao contribuinte. Após o pagamento, o cidadão poderá retirar a credencial na Secretaria, com data e hora marcadas.
Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (55) 3921-7148, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, ou pela página da Secretaria de Mobilidade Urbana, no site da Prefeitura.