Porto Alegre

Porto Alegre divulga perfil de quem pode receber caneta aplicadora de insulina

As canetas estão disponíveis nas farmácias distritais do município e em unidades de saúde com farmacêutico

Porto Alegre ampliou o perfil do público que pode receber a caneta aplicadora de insulina. Pessoas com diabetes tipo 1 de qualquer idade e tipo 2 menores de 19 e maiores de 40 anos em uso de insulina têm à disposição estas canetas aplicadoras para facilitar o manuseio do medicamento.

Além desses, pessoas com diagnóstico de diabetes gestacional, cegueira em ambos os olhos, acuidade visual comprometida ou que não possuam um dos membros superiores, impossibilitando a aplicação em frasco ampola, podem ser contempladas. Nesses casos, é necessário apresentar laudo médico.

A nota técnica especificando os novos públicos foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre de terça-feira (10). O documento amplia a faixa etária, que antes chegava a pessoas maiores de 50 anos em uso de insulina, e inclui pessoas com diabetes gestacional. Com a iniciativa, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é dar mais segurança no modo de aplicação, evitando erros na dosagem.

Praticidade e precisão

As canetas estão disponíveis nas farmácias distritais do município e em unidades de saúde com atendimento farmacêutico. Na consulta farmacêutica, o profissional revisa o tratamento, verifica se a pessoa se enquadra nos critérios e sugere a mudança da aplicação, substituindo o uso de frascos, ampola e seringa.

A caneta oferece mais praticidade e precisão, simplificando a aplicação da dosagem indicada. O seletor visual e sonoro indica quando a dose está completa e permite melhor controle da dosagem. Além disso, as canetas são portáteis, facilitando a higienização e a praticidade.

A indicação de uso e distribuição de canetas para aplicação de insulina começou em julho de 2019 pelo Ministério da Saúde, e as faixas etárias de pessoas elegíveis têm sido ampliadas desde então.

Confira os endereços das farmácias distritais:

• Farroupilha (Centro de Saúde Modelo) – Av. Jerônimo de Ornelas, 55
• Centro (Centro de Saúde Santa Marta) – Rua Capitão Montanha, 27
• Murialdo – Av. Bento Gonçalves, 3722
• Camaquã – Rua Prof. Dr. João Pitta Pinheiro Filho, 176
• Vila dos Comerciários (Cruzeiro) – Rua Professor Manoel Lobato, 151
• IAPI (Centro de Saúde IAPI) – Rua Três de Abril, 90
• Bom Jesus – Rua Protásio Alves, 7771
• Sarandi – Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 744
• Navegantes – Av. Presidente Roosevelt, 5
• Restinga – Rua Álvaro Difini, 520 (Fechada temporariamente para reforma. A indicação é procurar a Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes ou as unidades de saúde Lami e Macedônia)

Unidades de Saúde com farmacêutico:

Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, unidades de saúde Primeiro de Maio, Campo da Tuca, São Carlos, Mapa, Santa Cecília, Diretor Pestana, Cristal, Assis Brasil, Morro Santana e Lami.

Veja os endereços na lista de postos de saúde.

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo