Rio Grande busca a criação de um distrito criativo
Prefeitura do município localizado no Litoral Sul do Rio Grande do Sul assinou contrato para obter consultoria de empresa especializada
Com objetivo de construir um ambiente favorável para a economia criativa em Rio Grande a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer assinou na tarde desta terça (10) a primeira etapa do contrato com a Agência de Inovação Social – UrbsNova.
A empresa, que é a responsável pela criação do Projeto Distrito Criativo de Porto Alegre, conhecido como Distrito C, que reúne 90 empreendimentos com foco em Economia Criativa, Economia do Conhecimento e Economia da Experiência setores complementares, prestará consultoria para o mapeamento do potencial econômico do setor no centro histórico do município.
O professor Jorge Piqué, responsável pela empresa diz que o trabalho em Rio Grande deverá ter como base o projeto já estabelecido na capital gaúcha, com objetivo de fomentar a economia criativa para trazer desenvolvimento econômico para o município.
“Serão 2 meses e meio de levantamento, prospecção, mapeamento, mas também já de articulação com esses agentes do centro histórico, que tem qualidade, para no futuro trazermos mais gente de qualidade para o centro”, contou.
De acordo com o Secretário, Luís Henrique Drevnovicz, a proposta baseia-se no projeto Distrito Criativo de Porto Alegre e as atividades a serem realizadas nesta primeira etapa referem-se a visitas técnicas ao Centro e a identificação dos principais negócios de Economia Cultural e Criativa do Rio Grande.
“Reuniões com proprietários de negócios e gestores culturais que atuam na região central da cidade a fim de conhecer em profundidade as suas situações atuais, suas dificuldades e demandas além de reuniões com gestores municipais com objetivo de conhecer a perspectiva da administração pública e recuperar informação acumulada, entre outras ações com foco de acolher futuros negócios para a economia Criativa, serão o norte nessa nossa primeira ação”, afirma.
Após a assinatura, os representantes da empresa e da Secretaria de Cultura, acompanhados pela primeira dama Lu Compiani, visitaram o Mercado Público do Rio Grande, local que futuramente deverá fazer parte do distrito criativo.