São Leopoldo oferece curativos especiais para lesões de pele no Centro Médico Capilé
O Centro Médico Capilé, em São Leopoldo, agora conta com atendimento diferenciado para lesões de pele. No local, uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem capacitadas irão tratar os diferentes tipos de problemas de pele.
A Secretaria da Saúde (Semsad) adquiriu novos modelos de curativos específicos para cada tipo de enfermidade: placa de hidrocoloide para acelerar cicatrização, hidrogel para hidratar tecidos secos, bota de unna, que trata úlcera venosa, entre outros.
Para preparar as equipes da rede pública municipal, na manhã desta sexta-feira (27), foi realizada uma capacitação no auditório da Escola de Gestão Pública (EGP). Cerca de 80 profissionais participaram do curso para compreender os novos encaminhamentos e utilizar os novos materiais. “Eles serão usados conforme a necessidade, após a avaliação de cada tipo de lesão na Unidade Básica de Saúde ou do Centro de Referência, caso ocorra encaminhamento”, explicou a enfermeira Isadora Lempek.
A diretora de enfermagem da Semsad, Cláudia Lindenmeyer, citou como avanço a maior segurança e conforto para pacientes e trabalhadores. “Agora haverá uma forma de tratar cada tipo de lesão, com curativos apropriados para cada situação. Isso diminui o tempo de cicatrização, aumenta o conforto, agiliza o processo de todos”.
A primeira palestra foi apresentada pela enfermeira estomaterapeuta Bruna Ferreira Nunes, que mostrou a funcionalidade dos produtos para tratamento de feridas. Em seguida, o diretor comercial Saulo Saavedra falou sobre a aplicação de novas tecnologias na área da saúde.