Gravataí retoma procedimentos de vasectomia após pandemia
Desde o início do ano, Gravataí retomou a realização de vasectomias para homens que não desejam mais ter filhos. A cirurgia, encaminhada pelo Centro Municipal de Saúde (CMS), é permitida apenas a homens com mais de 25 anos ou que tenham, pelo menos, dois filhos vivos.
“O governo municipal está concentrando esforços para aumentar e qualificar a oferta de serviços, diminuindo o impacto causado pela pandemia, já que muitos procedimentos cirúrgicos foram suspensos nos períodos mais críticos”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
De acordo com o responsável técnico do CMS, enfermeiro Anderson Correa de Carvalho, a vasectomia é uma cirurgia que se baseia no corte dos canais deferentes, responsáveis pelo transporte dos espermatozoides. O procedimento necessita de anestesia local e é considerado simples. No mesmo dia, o paciente pode ir para casa com seu próprio veículo. Além disso, normalmente após um dia de afastamento o paciente já retorna ao trabalho.
Como realizar o procedimento
Segundo Anderson, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e manifestar o interesse de realizar a vasectomia. Será feito o cadastro no Sistema de Encaminhamentos para Especialidades Médicas (Sisem). Após, a Central de Marcação de Consultas (CMC) vai convocar o responsável para, no Centro Municipal de Saúde (CMS), receber uma palestra, com a enfermagem local, a fim de tirar as dúvidas e receber as primeiras orientações.