Dia dos Namorados: comércio aposta em volume de vendas superior a 2021
Setor de vestuário e calçados deverá ser o mais procurado na data pelos consumidores
Um estudo divulgado pela Boa Vista, em parceria com o CDL POA, mostra que 51% dos empresários têm a perspectiva de um aumento no volume de vendas para o Dia dos Namorados em 2022, na comparação com a data no ano passado.
É o que aponta a Pesquisa Perspectiva Empresarial da Boa Vista, realizada especificamente para saber a expectativa do empresariado com relação ao volume de vendas para a data comemorativa. Em 2021, apenas 17% dos entrevistados tinham essa mesma perspectiva na comparação com o mesmo período de 2020.
Mesmo com um cenário econômico desafiador, o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank destaca que o Dia dos Namorados contará fatores favoráveis. “Apesar das dificuldades impostas pela atual conjuntura, entendo que a movimentação financeira decorrente da data deve ser beneficiada por dois elementos principais. O primeiro deles é a demanda reprimida por eventos presenciais que permitam a celebração da data de forma distinta em comparação com os dois últimos anos. O segundo é a liberação de recursos da parte do governo federal, responsável pelo reforço do caixa das famílias”, destaca Frank.
A pesquisa da Boa Vista, feita com cerca de 500 empresas, de micro, pequeno, médio e grande porte, dos segmentos do comércio, serviço e indústria, em nível nacional, identificou também que a maior parte das vendas para a data comemorativa deverá acontecer de maneira presencial, em lojas físicas, mesmo que a intenção em realizar compras de forma on-line tenha apresentado um crescimento de três pontos percentuais (de 36% para 39%) na comparação com último ano.
O presidente da CDL POA, Irio Piva, lembra dos fatores que contribuem para esta perspectiva positiva dos empresários em relação ao Dia dos Namorados. “Além do clima frio e da valorização das celebrações, que estimulam as vendas, a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas e a liberação do saque ao FGTS representam uma excelente oportunidade para termos o melhor Dia dos Namorados dos últimos anos”, aponta Piva.
Similar ao registrado no ano anterior, 50% dos empresários declararam que as vendas desta data representam em torno de 1% a 5% do faturamento total do ano. Já 25% dos entrevistados alegaram que as vendas no Dia dos Namorados representam mais de 5% a 10% do faturamento. E, 16% mais de 10% a 15% e 9% disseram que representam mais de 15%.
Vestuário e calçados
O setor de vestuário e calçados deverá ser o mais procurado na data pelos consumidores, assim como demonstrou ter sido na data comemorativa anterior. Outros setores como o de alimentos, eletrônicos e telefonia também deverão ter aumento na procura segundo a opinião dos empresários entrevistados.
Valor gasto
O ticket médio para a compra do presente deste ano deverá ser em torno de R$ 171, contra os R$ 146 registrados em 2021. E a perspectiva é de que 50% dos consumidores gastem mais que nos anos anteriores. Ano passado, 33% tinham essa expectativa. Ainda de acordo com o estudo, 77% dos empresários acreditam que os consumidores não deverão ultrapassar a casa dos R$ 200 por presente.