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Procon Canoas oferece orientação a consumidores em compras para o Dia dos Namorados

No próximo dia 12 de junho muitos casais irão comemorar o Dia dos Namorados com a tradicional troca de presentes ou um jantar romântico. Para auxiliar os apaixonados que pretendem presentear seus companheiros, o Procon de Canoas realizou uma ação na tarde desta quarta-feira (8) com a distribuição de materiais informativos, dicas sobre os cuidados a serem observados na hora da compra dos produtos ou na obtenção de serviços.

A atividade aconteceu no Calçadão da Avenida Tiradentes, Centro de Canoas. Além do material com dicas de compras, foram distribuídos exemplares do Código de Defesa do Consumidor.

Apesar do grande apelo afetivo da data, a diretora da unidade, Taís Marques, destaca que os consumidores precisam ter prudência e responsabilidade na hora de realizar uma compra. “É fundamental que se estipule um valor a ser gasto para que não fuja do orçamento e, assim, se evite compras por impulso que depois poderão impactar no orçamento durante os meses seguintes”.

Uma das principais orientações é que se verifique com a loja a possibilidade de troca e qual o prazo estipulado. Ao passar as comemorações, caso seja necessário realizar a troca, é importante ressaltar que o estabelecimento não é obrigado a realizar de produtos sem defeitos, somente se apresentar esta opção ao consumidor previamente.

O mesmo vale para trocas por motivo de cor, tamanho ou gosto, que, nesses casos, o fornecedor pode colocar condições que devem ser informadas de maneira clara e por escrito. Lojas físicas não são obrigadas, por lei, a realizarem trocas.

Em caso de o consumidor adquirir produtos comestíveis, como uma cesta de comes e bebes, é imprescindível que se verifique a validade dos volumes. Para serviços de restaurante, bares, lanchonetes e similares é fundamental que os consumidores sejam informados quanto ao acréscimo de 10% (ou qualquer outra taxa) cobrada sobre o valor das despesas no estabelecimento. O pagamento desta taxa é de caráter opcional, não sendo obrigatório.

Em caso de problemas, contate o Procon

Em caso de necessidade, é possível ir presencialmente até a Unidade Central do Procon Canoas (Rua General Salustiano, 142, esquina com a Rua Duque de Caxias, bairro Marechal Rondon). Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. A chegada para atendimento também deve ocorrer até às 16h30.

Além da Unidade Central, o Procon possui a Unidade Guajuviras (Avenida 17 de Abril, 1110) e a Unidade Mathias Velho (Rua Santa Catarina, 3420, esquina com a Cruz Alta), com o mesmo funcionamento da Central.

Também é possível contatar o Procon através dos telefones (51) 3236-2051 e (51) 3236-2052. As denúncias podem ser realizadas também pelo WhatsApp (51) 99149-0991 ou pelo e-mail procon.fiscal@canoas.rs.gov.br.

Fonte
Comunicação PMC
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