Saúde

Os benefícios da mandioquinha na alimentação dos bebês

Muitas dúvidas surgem na cabeça das mamães quando o assunto é alimentação dos seus filhos. Qual é o melhor alimento? Quais são as propriedades desses alimentos? Como inseri-los na alimentação?  Entre muitas outras. E por que não falar sobre as propriedades da mandioquinha? Rafaela Isis Reis Allevato, nutricionista e coordenadora do serviço de nutrição do Hospital San Paolo – centro hospitalar de média complexidade, localizado na zona norte de São Paulo, responde algumas das dúvidas mais frequentes.

Quais são as propriedades da mandioquinha?

A mandioquinha é um alimento rico em carboidratos, fontes de energia. Possui diversos minerais e vitaminas, dentre eles podemos destacar as vitaminas A, B1, B2, B3, C, E e o fósforo, ferro, magnésio e cálcio. Para as crianças é uma excelente fonte de energia a partir dos 6 meses,pois a fonte de carboidrato é de fácil digestão, excelente para crianças e idosos. O fósforo presente (29 mg em 100 g) é importante para o metabolismo ósseo, a niacina (vitamina B3) quando em falta no organismo pode provocar lesões graves no aparelho digestório, levando ao comprometimento nos processos de digestão e absorção.

Como aproveitá-la da melhor forma? 

Pode ser utilizada de diversas maneiras sendo em pães, sopas, bolinhos e saladas. Nos pães dão uma coloração que é atrativa para as crianças ingerirem esse alimento.

Quais são as melhores formas de preparo?

A melhor forma de preparo é cozida, pois frita se torna fonte de gorduras saturadas.

Quantas vezes por semana a criança pode comer mandioquinha?

A mandioquinha é um alimento fonte de carboidratos, assim como abóbora, batata, inhame, cará, mandioca, pães, massas e amidos. Deve-se consumir 6 porções desse grupo diariamente, não existe restrição ou recomendação da quantidade a ser consumida por semana, apenas indica-se que a alimentação seja variada, incluindo as diversas fontes de carboidratos disponíveis não apenas uma.

Quando a mandioquinha pode ser introduzida na alimentação delas?

A mandioquinha, pode ser introduzida a partir das papinhas, que no geral recomenda-se a partir do 6 mês de vida.

Botão Voltar ao topo