Saúde

Ceratocone é a principal causa de transplante de córnea no Brasil

o uso de lentes esclerais pode ser efetivo no tratamento da doença e impedir o transplante de córnea

As doenças oftalmológicas podem causar baixa qualidade de vida, desconforto e preocupação. Embora as doenças mais conhecidas sejam o astigmatismo, a hipermetropia e a miopia, uma patologia chama a atenção por ser a principal causa de transplante de córnea no Brasil: o ceratocone. De origem genética, a doença ocorre devido a uma acentuada modificação no formato usual da córnea o que gera a perda progressiva da visão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OSM), existem 1,2 milhões de pessoas cegas no país e estima-se que cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou tratados. Segundo o oftalmologista, Dr. Renato Neves, o tratamento do ceratocone vem se aperfeiçoando cada vez mais e hoje já disponibiliza diversas técnicas que impedem que o paciente perca parcialmente ou totalmente a visão.

“Os tratamentos baseiam-se na melhora da visão por meio da correção da curvatura acentuada da córnea. Em casos iniciais, a correção da ametropia (grau) é feita com óculos e, naqueles casos onde os óculos já não permitem boa visão, faz-se uso de lentes de contato”, informa o médico. Segundo ele, os médicos devem tentar diferentes opções de lentes de contato antes de se decidir por uma cirurgia ou técnica mais invasiva.

Em casos muito graves, em que antigamente era indicado o transplante de córnea para devolver qualidade de visão, agora são indicadas as lentes esclerais. As lentes esclerais  são lentes de contato rígidas de gás permeáveis, porém com um diâmetro maior que as lentes de contato tradicionais. Os diâmetros começam a partir de 16 milímetros e o seu apoio não ocorre na córnea, mas sim na esclera (parte branca do olho, em volta da parte colorida).

Esse modelo especial visa corrigir até as deformações mais importantes da córnea. Além disso, esse tipo de lente evita a hipóxia (baixa oxigenação) na esclera que costumava acontecer no passado e incomodava muito seus usuários. Os novos materiais de alta permeabilidade ao oxigênio permitem a confecção de lentes seguras e muito mais confortáveis sendo uma das terapêuticas para o ceratocone.

Botão Voltar ao topo