NegóciosTecnologia & Inovação

Empresas da área têxtil apostam em sistemas de gestão para otimizar processos

Os softwares, além de centralizar informações, agilizam atendimento aos clientes e demandas internas da cadeia industrial.

O Brasil é o país que possui a maior cadeia têxtil completa do Ocidente, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit). O processo têxtil inicia-se com a produção das fibras, como em plantações de algodão, passa pelas fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e o varejo. Disputando com mercados altamente competitivos, como o chinês, a indústria precisa estar sempre preparada para o futuro, um exemplo, é apostar em tecnologia de ponta. Não apenas em maquinário modernos, mas também em softwares capazes de otimizar processos internos, gerando maior produtividade e consequentemente, lucros.

Publicidade

O setor enfrentou um período difícil durante a pandemia do Coronavírus, em especial, nos anos de 2020 e 2021, que gerou a queda da produção, por exemplo. Uma mostra disso foi em 2020, em que foram produzidos 7,93 bilhões de peças contra 9,05 bilhões de peças em 2019, segundos os dados de 2021 do IEMI.

Mantendo o otimismo, o setor continua firme, já apresentando dados de crescimento. Muitas das empresas que mantiveram-se de pé no período de pandemia, possuíam um modelo de gestão eficaz, com organização e otimização de sistemas e processos. E uma forma de manter esse crescimento, é apostar em sistemas que ajudam no atendimento e concentram processos internos. Vários setores da cadeia produtiva têm apostado na tecnologia de softwares para proporcionar um melhor atendimento e entrega de resultados positivos. Isto pode ser visto em empresas que vendem desde o maquinário, até na produção de roupas.

Um exemplo é a empresa Galileu Tecnologia, localizada em Blumenau (SC), que comercializa máquinas de corte, enfestadeiras e softwares para a cadeia têxtil. Com o objetivo de atender a demanda do mercado têxtil e das outras áreas a empresa decidiu adotar um software de gestão de atendimento, a Plataforma Ellevo, que além de centralizar todas as informações em um único sistema, permite a automatização de processos integrada com diversos outros sistemas, centralizando informações e dados com comunicação omnichannel que permite acesso de qualquer lugar do mundo, apenas com Internet e mobile.

Esse software foi desenvolvido pela empresa Ellevo, empresa é referência nacional no desenvolvimento de soluções em tecnologia para gestão de atendimento e serviços, automatização de processos, help desk, service desk e serviços compartilhados. “Através da Plataforma Ellevo, todos os colaboradores possuem o acesso às informações referentes ao histórico de clientes, atendimentos e agendamentos, o que evita o retrabalho e desperdício de tempo e redução de custos”, destaca Irene Silva. CEO da Ellevo.

Irene ainda explica que no caso da empresa Galileu, o sistema facilitou a localização de informações e dados necessários para tomada de decisão de forma rápida. “Ao em vez de registrar ocorrências em papéis, o processo se torna digital, o que reduz os erros e o retrabalho”,

Outra empresa referência no setor que conta com a tecnologia para otimizar os processos de produção é a Vicunha, grande produtora de índigos e brins. Com unidades espalhadas pelo Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo, fábricas no Equador e na Argentina e filiais de vendas na Argentina e Suíça, possui a Plataforma Ellevo instalada desde 2015 e no período crítico pôde aproveitar da tecnologia para se adequar ao novo modelo de gestão à distância, não perdendo o controle e eficiência dos processos. Outro exemplo é a empresa Operacional Solution, onde o uso da Plataforma Ellevo garante automatização e centralização de informações em uma única ferramenta, além da extração de dados que facilitam a tomada de decisão e excelência no atendimento aos clientes internos e externos. A empresa desenvolve softwares específicos para empresas têxteis e confecções.

Com os exemplos citados acima, pode-se observar que sistemas para otimização de processos podem ser aplicados em todas as etapas da indústria têxtil. Esses softwares além de possibilitarem o acompanhamento das demandas, eles facilitam a organização das equipes, tanto internas quanto de campo, e de seus gestores proporcionando um atendimento ágil, monitorado e munido de informações. Também aprimoram o gerenciamento de contratos e o relacionamento com o cliente.

Via
NATHÁLIA HEIDORN
Fonte
Presse Comunicação

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo