Rio Grande do SulSaúde

Chás para aumentar imunidade no inverno: especialista indica 5 plantas

Coordenadora do Curso de Nutrição da Estácio/RS e especialista em fitoterapia, Juliana Gonçalves, indica receita de infusão para bronquite e outras doenças respiratórias

Com a chegada dos dias frios, vêm também as tosses e resfriados. Esta época exige um reforço imunológico, que pode ser feito de forma natural, através dos grandes aliados do inverno, os chás. “Todas as plantas possuem fitoquímicos, que são princípios ativos que agem de forma terapêutica no organismo. Então, o que chamamos popularmente de ‘chás’, impactam sim em nosso corpo”, afirma a Coordenadora do Curso de Nutrição da Estácio RS e especialista em Fitoterapia, Juliana Gonçalves.

De acordo com a docente, algumas plantas possuem fitoquímicos antioxidantes que atuam diretamente na imunidade e auxiliam na prevenção e combate de doenças respiratórias comuns durante o período de frio. Juliana cita 5 exemplos para consumo:

1 – Guaco

O guaco é uma espécie muito empregada em afecções respiratórias, principalmente pela sua ação antitussígena e broncodilatadora. As cumarinas presentes na planta, como principal componente, contribuem para o efeito broncodilatador e antiespasmódico. Sua atividade broncodilatadora se dá, pela inibição do broncoespasmo induzido por histamina em traqueia isolada, e relaxante da musculatura lisa da arvore respiratória, provavelmente por bloqueio dos canais de cálcio, expectorante e emoliente. O mecanismo de ação pode estar relacionado com a inibição da musculatura lisa respiratória. ​As cumarinas também exercem efeito expectorante e antisséptico, reforçado pelos sesquiterpenos e diterpenos do óleo essencial.

2 – Malva

A planta inteira exibe propriedades terapêuticas, mas, em geral, os efeitos farmacológicos da malva são atribuídos às folhas e flores, principalmente devido à presença de alguns flavonoides e mucilagens nestas partes. O extrato fluido é indicado para tosse e doenças inflamatórias da mucosa e popularmente as partes aéreas da malva para uso são preparados como infusão, decocção, ou ainda fervida com leite para amidalite, caxumba, febre, asma, cálculo renal, gripe, resfriado, câncer, bronquite, tosse, doenças ginecológicas, hemorroida, abortivo (raiz). As mucilagens podem diminuir a tosse por formação de uma película que protege a superfície da mucosa traqueal.

3 – Gengibre

Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que além de combater tosses e resfriados, pode auxiliar com dores de garganta.

4 – Eucalipto

O óleo essencial do eucalipto tanto por via oral como inalatória, ação expectorante, fluidificante e antisséptica da secreção brônquica. Independentemente de sua via de administração, é eliminado principalmente por via pulmonar, o que justifica seu extenso uso em doenças das vias respiratórias. Seus princípios ativos mentol e cânfora produzem a sensação refrescante na mucosa nasal.

5 – Alho

Entre suas diversas qualidades, possui propriedades expectorantes e antissépticas, que atuam diretamente na respiração. Por isso, auxilia a combater gripes, tosses e resfriados.

Foto: Divulgação /Pxfuel

A especialista orienta que essas plantas também podem ser consumidas de outras formas, como na alimentação. “Hoje a gente fala muito do termo fitogastronomia ou culinária curativa, que é trazer essas plantas para a nossa alimentação diária”, explica Juliana.

Porém, a nutricionista alerta para a quantidade a ser consumida. “Lembrando que toda planta tem fitoquímicos que agem no organismo, não podemos consumir o dia inteiro. Para cada planta temos quantidades específicas para um consumo adequado. O exagero também pode impactar de forma negativa na saúde”, aponta.

Para o preparo da bebida, a docente indica que não seja acrescentado açúcar ou outra forma de adoçante, e ainda, que seja utilizada a planta in natura, fresca ou seca. “Os chás industriais, de saquinho, geralmente vêm com pouca quantidade de planta. Então, é preferível sempre a utilização in natura para um melhor aproveitamento das propriedades”, esclarece.

Apesar do impacto das plantas na saúde, Juliana lembra que os chás sozinhos não conseguem ser os responsáveis por garantir a integridade do sistema imunológico, pois a saúde deve ser cuidada de forma integral. “Somente tomar um chá não vai prevenir de a gente ficar resfriado ou gripado. A nossa imunidade é um conjunto de ações, que incluem uma boa alimentação, dormir bem e se exercitar”, afirma.

Sobre a Estácio

A Estácio é uma das maiores marcas do ensino superior brasileiro e, há mais de 50 anos, enriquece a sua história ao possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade e promover a transformação individual e social de seus alunos. Pioneira e um dos maiores players no digital, a instituição desenvolveu um modelo moderno que promove um melhor aproveitamento para os estudantes em aulas dinâmicas em uma plataforma de ensino 100% Digital, com conteúdos que podem ser acessados de qualquer dispositivo, on e offline, garantindo maior mobilidade, com acesso ilimitado.

Presente no Rio Grande do Sul, no Centro Histórico de Porto Alegre (Rua Marechal Floriano Peixoto, 626), e em 24 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o ensino digital, contando com mais de 700 mil alunos matriculados, a Estácio oferece cursos de graduação em diferentes formatos de ensino, pós-graduação e cursos de extensão. Aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, e seus currículos são alinhados às necessidades do mercado de trabalho. A busca constante pela qualidade acadêmica e os investimentos na área de ensino geraram ótimos resultados nos últimos anos – suas instituições e cursos e são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade.

Além de seu natural poder de transformação, pela entrega à sociedade de milhares de profissionais formados todos os anos, a Estácio tem uma atuação distintiva de diálogo, suporte e promoção das comunidades em que se insere. Com amplo envolvimento dos alunos e docentes, ações como atendimentos gratuitos, palestras e seminários, mutirões e ações de mobilização, a Estácio Porto Alegre beneficia milhares de pessoas. A Instituição possui também um dos mais sólidos e atuantes Programas de Responsabilidade Social do País, e apoia diversos projetos por ano nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania.

Receita de Infusão para combater e prevenir bronquite e outras doenças respiratórias

Infusão de Eucalipto + Guaco 11

Indicação: Bronquite aguda

INGREDIENTES

Eucalyptus globulus

  • Parte Utilizada: Folha droga vegetal rasurada
  • Quantidade:1 colher de sopa (2000mg)

Mikania glomerata

Parte utilizada: Folha, droga vegetal rasurada

Quantidade: 1 colher de sobremesa (1200mg)

PREPARO

Colocar 150ml de água filtrada em uma chaleira, aquecer a água até o ponto de quase fervura (quando as bolhas começarem a aparecer). Em um recipiente colocar 1 colher de sopa de eucalipto e 1 colher de sobremesa de guaco. Em seguida verter a água aquecida sobre as plantas e abafar durante 5 min. Destampar e deixar as gotículas de chá evaporadas caírem sobre o recipiente. Coar.

COMO CONSUMIR

Preparar e consumir a infusão 2 vezes ao dia. Não utilizar por mais de 3 meses consecutivos.

*O chá deve ser consumido no mesmo dia do preparo. Pode ser armazenado na geladeira, porém não pode ser reaquecido.

Via
Milena Domingues
Fonte
Usina de Notícias
Botão Voltar ao topo