Sentir tontura sem motivo não é normal

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelou que 42% das pessoas do município de São Paulo têm ou já tiveram tontura. “Sentir tontura nunca é normal. Ou tem um motivo que pode ser facilmente explicado ou é sintoma de um problema maior.

As causas precisam ser investigas por um médico especialista, que irá traçar as hipóteses até definir o diagnóstico”. A afirmação é do Dr. Márcio Salmito, otorrinolaringologista e coordenador do Núcleo de Tontura do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Sintomas diferentes que são popularmente chamados de tontura:

Labirinto é o nome da parte interna do ouvido, um sistema capaz de sentir os movimentos;
Labirintite, inflamação do labirinto é uma doença rara. “Eu atendo todos os dias 20 pacientes com queixa de problemas labirínticos, mas a minha vida toda eu pude acompanhar pouquíssimos casos de labirintite verdadeira.” Geralmente o labirinto inflama porque a inflamação veio de outro local, por exemplo a meningite causa labirintite, uma otite pode causar labirintite.

Doenças que causam vertigem podem ser consequência de várias enfermidades: do labirinto, do nervo do labirinto e da parte neurológica do qual o labirinto faz parte. Cada uma das singulares doenças tem uma causa distinta, uma forma diferente de fazer o diagnóstico e um tratamento diverso.

É comum sentir tontura quando tem um motivo palpável ou é provocada, como por exemplo:

Sair da versão mobile