CASANEWS

Dicas para limpar manchas e sujeiras de pisos cerâmicos

Pisos e revestimentos cerâmicos são normalmente limpos com água e sabão/detergente neutro. Na maior parte dos casos, esta combinação é mais do que suficiente para manter a superfície limpa e conservada. No entanto, as manchas e sujeiras mais persistentes exigem combinações diferentes. “É comum encontrarmos soluções e misturas caseiras que transmitem a sensação de problema resolvido. É preciso seguir à risca as orientações do fabricante para não danificar o produto permanentemente”, explica Luis Fernando Ortigossa Filho, da Lef Cerâmica.

Certos agentes limpantes precisam ser diluídos e aplicados com cuidado, pois a fórmula concentrada pode não só manchar as peças como oferecer risco para quem aplica, em especial aos pés e às mãos. Utilizar luvas e calçados adequados é essencial para uma limpeza segura. No uso de ácidos para limpeza, é importante umedecer as placas cerâmicas antes de aplicar a diluição. Confira abaixo os principais tipos de manchas/sujeiras em cerâmicas e o produto mais recomendado para limpeza:

TIPOS DE MANCHA LIMPEZA EXEMPLO
Cimento e resíduos calcários Ácidos orgânicos diluídos em água ou ácido muriático diluído à 10% Vinagre
Ferrugem Água sanitária e saponáceo ou ácido muriático diluído à 10% x
Azeites Álcool etílico x
Gorduras Detergente ou bicarbonato de sódio e água x
Tintas Solvente específico Thinner, Varsol
Resina protetiva Detergente alcalino em água quente Sabão em pó
Bebidas (café, sucos, cerveja, vinho etc.) Detergente alcalino em água quente, ou água oxigenada, ou acetona, ou benzina Sabão em pó
Graxas e óleos Detergente alcalino em água quente Sabão em pó
Borracha de pneu Solvente orgânico ou saponáceo Aguarrás
Grafite Borracha escolar x
Riscos de giz de cera Detergente alcalino em água quente Sabão em pó
Sangue Água oxigenada x
Botão Voltar ao topo