Sobremesa com pera e queijo

Ingredientes:
- 4 peras
- 150 g de queijo roquefort
- 150 g de queijo tipo Filadélfia
- 50 g de uvas passas
- 80 g de nozes picadas
- 4 fatias de pão de mel
- 300 ml de porto vermelho
- 500 ml de vinho tinto seco
- 50 g de açúcar
- Pimento do reino a gosto
Modo de Preparo:
Despeje o porto e o vinho em uma panela. Descasque as peras deixando-as inteiras e mantendo a cauda. Aqueça o porto e o vinho em ponto de fervura leve, mergulhe as peras, adicione as uvas passas e cozinhe por 20 minutos em fogo brando. Após este tempo, deixe as peras e uvas passas esfriarem no líquido.
Enquanto isso, refogue as nozes picadas em uma frigideira. Deixe esfriar. Grelhe as fatias de pão de mel e corte num formato de disco cada fatia. Em uma tigela, com um garfo misture o roquefort com o Filadélfia, as passas escorridas e a pimenta do reino, adicione as nozes e continue misturando para obter um recheio homogêneo. Retirar as peras do vinho.
Leve à fervura o vinho para fazer uma “redução” acrescentando o açúcar até obter um ponto de calda (Fio Fino). Corte as peras a 1/3 da sua altura. Com a ajuda de uma colher pequena, esvazie-os sem perfurá-los, para eliminar o coração e as sementes. Preencha as cavidades com o recheio de queijo, coloque os chapéus das peras em cima.
Para dispor no prato de serviço, coloque um disco de pão de mel, a pera e despeje o caldo por cima. Arrume as peras recheadas com as fatias de pão de mel, polvilhe com o suco reduzido. Sirva à temperatura ambiente.
Harmonização:
O Tarani 100% Malbec IGP Comté Toulousan 2016, é um vinho de cor escura, com tons de roxo. No nariz, frutas pretas, mirtilo e amora preta com um toque leve de baunilha. Na boca é carnudo, com taninos suaves e um final doce. Sedutor e frutado. Este vinho é melhor apreciado na sua juventude e pode ser guardado 5 anos. É parceiro ideal de queijos tipo gouda, emmenthal, carnes brancas e vermelhas. É o que os franceses chamam de “vin de copains” (vinho de amigos), aquele é escolhido para compartilhar um papo entre colegas.