Cidades do RSEmpregoNotíciasRio Grande do SulTecnologia & Inovação

Pelotas Parque Tecnológico e parceiros promoveram tarde educativa

Atividades voltadas aos alunos do Instituto de Menores no CRIAR-Lab fizeram parte das comemorações do Dia do Patrimônio no parque tecnológico, e foram coordenadas pelo Elimu Social

As celebrações em alusão ao Dia do Patrimônio no Pelotas Parque Tecnológico contaram com educação, criatividade e tecnologia nesta sexta-feira (19), com oficinas promovidas em parceria com o Elimu Social. Cerca de 40 alunos assistidos pelo Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ) visitaram o espaço do parque tecnológico e do CRIAR-Lab, que promoveu uma de suas primeiras atividades educativas abertas para uma instituição. Entre as oficinas, os alunos aproveitaram para aprender mais sobre a inovação e criatividade, cuidados ao meio ambiente e construção de circuitos com personagens históricos de Pelotas.

A proposta de oficinas coordenadas pelo Elimu Social é de promover atividades temáticas mensalmente no espaço do CRIAR-Lab e, desta vez, os alunos contemplados adquiriram novos conhecimentos através de produções lúdicas de ecobags e personagens de papelão com circuitos eletrônicos. Kelen Bernardi, Professora de Computação Criativa e Diretora de Produção de Conteúdo na Elimu Social, destaca que as oficinas são uma oportunidade de acesso gratuito a metodologias inovadoras da educação.

“Atividades com circuitos eletrônicos e demais metodologias montessorianas são muito comuns nas escolas particulares, então ficamos muito felizes em poder trazer a aprendizagem da computação criativa para as escolas públicas e que atendem as comunidades de baixa renda. Vemos o quanto os alunos gostam de participar das oficinas, e os professores também ficam super empolgados, então esperamos que a gente possa promover ainda mais ações como essa nos próximos meses”, afirma.

Letícia Lourenço Braga, professora do Instituto de Menores, explica que as oficinas foram uma oportunidade para que os alunos também colocassem em prática os aprendizados adquiridos a partir de outros projetos sociais, como o da Universidade Católica de Pelotas, que atende a instituição. “Ficamos muito gratos pelo convite, as crianças estão muito felizes em sair lá do instituto e vir até aqui experimentar a aprendizagem criativa e praticar a tecnologia, é muito bacana”, salienta a professora.

Nos próximos meses, o espaço onde ficará instalado o CRIAR-Lab deverá receber novas oficinas, que estão marcadas para a celebração do aniversário do Pelotas Parque Tecnológico, semana da inovação e em alusão à Copa do Mundo. De acordo com a Diretora Executiva do Pelotas Parque Tecnológico, Rosâni Ribeiro, o espaço do laboratório de criatividade irá fomentar ainda mais a educação criativa no município. “Todo esse projeto foi pensado para atender as escolas e garantir um espaço especial para a promoção da tecnologia, inovação e criatividade no modelo escolar. Estamos muito felizes pela visita e participação do Instituto de Menores, e esperamos que ainda mais instituições aproveitem as oficinas nas próximas oportunidades”, conclui ela

Próximas oficinas temáticas

A próxima oficina de criatividade e inovação coordenada pelo Elimu Social já tem data para acontecer: dia 15 de setembro. As atividades serão voltadas para o aniversário de seis anos do Pelotas Parque Tecnológico, e as instituições e escolas já podem participar do processo de seleção. Para isso, basta enviar as informações do nome da escola, quantidade de alunos, coordenadores que os acompanharão e meios de contato para o retorno, para o e-mail pelotasparquetecnologico@gmail.com até 05 de setembro.

A iniciativa é uma realização do Pelotas Parque Tecnológico e Município de Pelotas, coordenação técnica Elimu Social, com patrocínio do Banrisul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE), Sicredi e Vetorial Internet, também com apoio do Sebrae, CRIE-Universidade Federal de Pelotas, Reverso Comunicação Integrada, Escola SESI Pelotas, Co.place Coworking e Unimed.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico

O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa. Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos

Via
Tatiane Mizetti
Fonte
Reverso Comunicação Integrada
Botão Voltar ao topo