EmpregoSanta CatarinaTecnologia & Inovação

Processo humanizado acelera contratações na área de tecnologia

Para encontrar o candidato ideal, olho no olho e transparência são essenciais

O setor de TI (Tecnologia da Informação) foi um dos segmentos econômicos que mais apresentou crescimento no último ano. Os dados que comprovam o bom momento são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que apontam a criação de 30,6 mil novas vagas na área somente em 2022.

Os números mostram um mercado aquecido e em busca de mão de obra, mas encontrar os melhores profissionais nem sempre é uma tarefa fácil, mesmo em uma área com pleno emprego. Uma equipe treinada para analisar as habilidades dos candidatos, e conduzir o processo seletivo com assertividade é fundamental para o sucesso no mapeamento e seleção de talentos. Um exemplo disso é o setor de recrutamento e seleção da Mouts TI, empresa de tecnologia de Santa Catarina que tem no portfólio de atuação a contratação de profissionais qualificados e com know-how para atuarem em projetos e demandas de clientes – seja remotamente ou alocados em posições no Brasil e no exterior.

A gestora de Recursos Humanos Gláucia Hahnemann De Souza afirma que o recrutamento tem se tornado uma parte fundamental de todas as empresas, mas principalmente na área de tecnologia, pois um dos principais desafios é justamente identificar talentos que apresentem além de competência técnica, fit cultural com os valores da organização.

“Nosso processo é bem focado em tecnologia, temos um equipe (de recrutamento) que conhece tecnicamente do assunto, porque isso faz muita diferença, mas ao mesmo tempo nosso time também tem esse feeling de entender o que o cliente precisa não apenas tecnicamente, e isso é um diferencial”, explica.

Outro ponto é o processo “humanizado” ou “personalizado”. Glaúcia explica que a empresa evita ferramentas de análise de perfil, pois acredita que elas não substituem o “olho no olho” e nem são determinantes no momento de escolher por um ou outro candidato. “Os profissionais não querem ser abordados por um robô. Eu sei de empresas que usam robôs nos primeiros contatos, mas aqui o contato é personalizado desde o primeiro momento, desde uma mensagem que eu vou mandar, não vai ser um robô, vai ser uma pessoa e ela vai personalizar (o processo) de acordo com cada situação. A humanização do processo é fundamental”, afirma.

Diferenciais reconhecidos

A personalização do processo tornou a Mouts reconhecida pela qualidade na seleção de profissionais, já que o recrutamento é um dos pilares de um dos principais serviços oferecidos pela empresa – a alocação de profissionais. Porém, além disso, a empresa começa também a ser conhecida e acionada para fazer um outro tipo de serviço que tem o recrutamento como base: o hunting – literalmente a “caçada” de profissionais com perfis muito específicos, conhecidos no mercado de TI como “moscas brancas”.

O diretor de Operações da Mouts TI, Dionei Reichert, conta que, devido à assertividade do processo, alguns clientes já solicitaram que recrutamento de profissionais para vagas específicas, mas que não necessariamente seriam alocados (ou seja, contratados da Mouts, mas trabalhando na empresa), apesar dos pilares da empresa serem a fábrica de software e a alocação de profissionais.

“Tivemos um cliente que estava com uma vaga aberta havia dois meses e não conseguia encontrar alguém com o perfil para o trabalho, então ele nos pediu que fizesse essa busca e nós preenchemos essa vaga em duas semanas, o que é um tempo até curto para o mercado. Então quando um cliente nos procura para o hunting nós vemos esse valor agregado no que estamos fazendo, porque essa é uma demanda que veio dos clientes”, destaca.

Os diferenciais para recrutar em TI que dão resultados:

  • Abordagem humanizada: foco nas pessoas – das recrutadoras aos candidatos
  • Ferramenta personalizada: sistema criado internamente e em evolução constante
  • Método personalizado: recrutadoras passam por treinamento desenvolvido na empresa
  • Processo claro: todos os envolvidos entendem como a metodologia funciona
  • Flexibilidade e simplicidade: por ter foco nas pessoas, o processo pode atender diferentes demandas para chegar ao resultado ideal

Sobre a Mouts TI

Uma empresa jovem – a Mouts TI completa seis anos em outubro de 2022 – que acumula números expressivos. Neste período, são 800 projetos concluídos, 20 países atendidos e 2 milhões de pessoas impactadas. Hoje, a sede da empresa está em Blumenau/SC, contando ainda com um escritório em Florianópolis/SC e além de profissionais que atuam em projetos no mundo inteiro.

Via
ALINE CAMARGO
Fonte
Presse Comunicação
Botão Voltar ao topo