OSPA traz a Porto Alegre o violoncelista Antonio Meneses
Concerto ocorre no sábado (3), às 17h, na Casa da OSPA, em Porto Alegre
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) recebe no sábado (3), o maior nome do violoncelo no Brasil e um dos maiores do mundo, Antonio Meneses. O músico está viajando pelo país em turnê comemorativa aos seus 65 anos e passa por Porto Alegre para solar em uma belíssima obra de Antonín Dvořák.
O diretor artístico e maestro Evandro Matté conduz a apresentação, que também prevê “Danças Sinfônicas”. Essa famosa obra de Leonard Bernstein dá nome ao concerto, que tem início às 17h, na Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre), com transmissão ao vivo pelo YouTube. Os ingressos podem ser adquiridos em sympla e também dão acesso à palestra sobre o programa, Notas de Concerto, às 16h, com o pianista Max Uriarte.
Nascido em Recife, Antonio Meneses é considerado um dos maiores instrumentistas brasileiros de todos os tempos. Em 2022, ele comemora 65 anos, completados na última terça-feira (23), percorrendo cidades brasileiras onde não se apresenta há muito tempo. Além disso, celebra duas efemérides: 45 anos desde que ganhou o primeiro prêmio no Concurso Internacional ARD, em Munique, e 40 anos do primeiro prêmio e medalha de ouro no Concurso Tchaikovsky, em Moscou.
Na segunda parte do programa, a OSPA executa, sem a presença do solista, as melodias que embalaram um dos maiores musicais de todos os tempos, “West Side Story”, de 1957. As “Danças Sinfônicas” são nove partes extraídas da trilha sonora pelo próprio compositor, o norte-americano Leonard Bernstein, e adaptadas para formar uma suíte, em 1961. Com o passar do tempo, a obra ganhou autonomia com relação à encenação original e consolidou-se no repertório de grandes orquestras.