Bem-Estar Animal de Canoas realiza avaliação em 144 animais abrigados
Cães são maioria entre os bichos assistidos pela Sebea
Para garantir a saúde e a qualidade de vida dos animais abrigados, a Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea) de Canoas realizou uma avaliação criteriosa em todos os 144 animais albergados. A avaliação usou como base padrões técnicos internacionais da World Small Animal Veterinary Association (WSAVA), organismo de referência de boas práticas de bem-estar animal.
Veterinários e tratadores da Sebea e da empresa Athena – contratada da Prefeitura de Canoas – avaliaram de forma individual os 123 cachorros, 10 gatos e 11 cavalos, que estão na sede da Sebea. Todos foram pesados, as fichas clínicas revisadas e o escore corporal identificado. Com o diagnóstico em mãos, ações foram pensadas e tratamentos elaborados.
“Animais com escore corporal abaixo do ideal estão sendo encaminhados para exames clínicos suplementares e posterior adoção de tratamento técnico indicado. Animais com sobrepeso foram identificados também, recebendo uma dieta especial e adoção de caminhadas e exercícios diários”, afirma a bióloga da empresa Athena, Renata Gautier.
20% necessitam de atenção especial
Dos 144 bichos, 29 estão acima ou abaixo do peso ideal. Destes, apenas 12 apresentaram estar com o peso muito abaixo ou muito acima do ideal, representando 8,3% do total. “O que nos deixou muito felizes foi comprovar que a grande maioria dos animais se encontram com o escore corporal ideal, de acordo com parâmetros internacionais”, destaca a secretária adjunta da Sebea, Fabiane Borba.
Os casos mais sérios são cinco gatos com FIV/FELV, recolhidos de uma acumuladora de animais e sete cães idosos, com problemas relacionados a idade que possuem. Os demais 17 casos são mais simples, de cavalos recém recuperados através do programa Canoas do Bem ou de pets recolhidos a pouco das ruas.
“Estamos certos de que este trabalho técnico adotado é uma referência para as boas práticas no que se refere a animais albergados em instituições públicas e privadas. Com certeza é uma pratica inovadora em termos de instituições com estas características”, garante.
Sempre é tempo de adotar um amigo
Muitos desses animais aguardam por adoção responsável. De segunda a sexta-feira, na sede da Sebea (Av. Boqueirão, 1984 – Igara), é possível adotar um dos animais albergados. Para saber mais, entre em contato através do telefone (51) 99138-5613.
Os animais adultos são doados já castrados e vacinados. Os filhotes ganham a castração apenas quando atingirem a idade certa para a realização do procedimento, além de atendimento veterinário.