Cidades do RSRio Grande do Sul

Sapiranga reinsere mulheres no mercado de trabalho com o Envelope Cor de Rosa

Projeto auxilia vítimas de violência doméstica a retomarem sua independência financeira

Em Sapiranga, a equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Alzira Valesca Lampert Fett, que é vinculado a Secretaria de Assistência Social, juntamente da Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia, elaborou no ano passado um projeto Envelope Cor de Rosa.

Publicidade

Ele consiste em um encaminhamento, através do CRAM, de mulheres vítimas de violência para que a Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia, com a orientação e o currículo dessas mulheres, trabalhe juntamente com o SINE de Sapiranga, encaminhando-as para empresas parceiras, onde participam de capacitação e processos seletivos. Até o momento, 15 mulheres foram beneficiadas com o projeto.

Atualmente, a Paquetá Calçados recebe e capacita mulheres de Sapiranga encaminhadas pelo CRAM e pelo SINE. Elas passam por um processo seletivo no qual são avaliadas suas potencialidades. Após a contratação, elas iniciam o curso de Confecção de Bolsas com duração de 80h, que ocorre diretamente na empresa, em parceria com SENAI, para posteriormente iniciarem no setor produtivo.

Publicidade

Assim, essas mulheres conseguem retomar sua independência financeira, dando-lhes condições de romper com o ciclo de agressões a que se veem sendo submetidas em razão da dependência econômica, proporcionando um ambiente de trabalho mais humano e inclusivo.

Botão Voltar ao topo