A Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre) vai exibir a produção da Disney A Princesa e o Sapo na próxima edição da Sessão Vagalume, nos dias 1º e 2 de outubro, às 15h.
Antes, a partir das 14h30, o público poderá conhecer os bastidores do prédio histórico erguido em 1928, incluindo a área do acervo e a sala de projeção, nas visitas guiadas. Os ingressos populares custam R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia-entrada).
Sinopse
Lançado em 2009 com recursos de animação tradicionais em 2D, o filme é baseado no conto O Príncipe Sapo. Com direção de Ron Clements e John Musker – que também assinaram outros sucessos, como A Pequena Sereia, Aladdin e Hércules -, o longa-metragem é um musical que tem inspiração nas produções da Broadway. Na trama, uma jovem conhece um príncipe transformado em sapo. Ao beijá-lo, ela também se torna um anfíbio. Juntos, eles terão que buscar uma forma de desfazer o encanto.
Visita
Além da experiência na sala escura, o público poderá conhecer os diversos ambientes e equipamentos que compõem a cinemateca antes do início do filme. No roteiro, estão incluídas a biblioteca, a área do acervo e sala de projeção. Será possível ver de perto os rolos de filme em película. Tecnologia que foi substituída pelo cinema digital. As visitas guiadas têm lotação máxima de 20 pessoas por dia com distribuição de senhas a partir das 14h.
Sessão Vagalume
A Sessão Vagalume é uma iniciativa do Programa de Alfabetização Audiovisual e oferece um circuito alternativo de cinema infanto-juvenil. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.capitolio.org.br ou pelas redes sociais do projeto (Facebook e Instagram – @alfabetizacaoaudiovisual).