Instituto Ling recebe grupo Sonico dia 29 de setembro
Show de tango moderno integra preview do 7º Poa Jazz Festival
O Instituto Ling recebe no próximo dia 29 de setembro o grupo Sonico, formado pelos músicos argentinos Camilo Cordoba (guitarra) e Ariel Eberstein (contrabaixo), pelo francês Lysandre Donoso (bandoneon), pelo belga Ivo de Greef (piano) e pelo americano Stephen Meyer (violino). O show integra a programação do preview da sétima edição do Poa Jazz Festival, uma parceria do centro cultural com a Branco Produções e a Fly Áudio.
Sonico resgata a música do compositor argentino Eduardo Rovira, um dos criadores do “tango novo”. Suas inovações resultaram em uma fusão criativa entre as raízes populares do tango e a música clássica. Uma atrevida síntese que deixou seu próprio rastro na vanguarda portenha dos anos sessenta.
Criado em 2015, em Bruxelas, o grupo atuou nas mais importantes salas de concerto e festivais na Europa e América Latina. Em 2018, lançou seu primeiro álbum, “Eduardo Rovira: La outra vanguardia”, durante sua primeira gira pela Argentina, com enorme repercussão de público e crítica. O disco foi eleito no Top 10 da Billboard Magazine, na categoria Tango.
Em 2019, lançou “Eduardo Rovira: inédito e inconcluso”, levando a Revista Rolling Stone a eleger o grupo como um dos sete imprescindíveis para a reconstrução do tango moderno. Nesta temporada de 2022, celebra também o centenário de Astor Piazzolla, com o lançamento do álbum “Piazzolla-Rovira: The edge of tango”.
O Preview Poa Jazz Festival já recebeu o pianista carioca Luiz Otávio e o pianista cubano Harold Lopez-Nussa. Os últimos dois shows da programação de aquecimento serão com artistas da cena instrumental gaúcha. No dia 8 de outubro, quem sobe ao palco do centro cultural é o contrabaixista Rodrigo Maia e seu sexteto, formado por outros cinco grandes nomes locais: Luiz Henrique New no piano, Bernardo Zubaran na harmônica, Mano Gomes na bateria, Bruno Coelho na percussão e Antônio Flores na guitarra.
O encerramento será no dia 22 de outubro com a pianista, cantora e compositora Mari Kerber e seu trio, que conta com a contrabaixista Júlia Pezzi e o baterista Rhuan de Moura. Juntos, eles apresentarão uma experiência musical que une standards do jazz com arranjos autorais de blues.
Os ingressos para cada apresentação do preview do Poa Jazz Festival custam R$ 30 no valor inteiro e R$ 15 para quem tem direito a meia-entrada. Os tickets já podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440).