Mercado Público de Porto Alegre recebe exposição de orquídeas
Competição, feira e palestras serão realizadas entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em evento organizado pelo Círculo Gaúcho de Orquidófilos
O Mercado Público de Porto Alegre receberá, entre os dias 29 de setembro e 1° de outubro, a Exposição de Orquídeas, dentro do calendário dos 250 anos da Capital, com mais de 50 expositores. Ao longo de três dias, o Círculo Gaúcho de Orquidófilos montará um grande jardim no local, com centenas de plantas, além de workshops, comercialização de orquídeas e palestras. A exposição será realizada no espaço de eventos do Mercado Público, no térreo.
Com entrada franca, o evento foi programado para ser um espaço de aprendizado e também proporcionar aos apreciadores levar para casa uma flor e aprender como cuidá-la. E, por que não, se tornar um novo orquidófilo? Além da venda de plantas e insumos, os visitantes receberão instruções sobre o manejo mais adequado para cada tipo de orquídea que encontrarem por lá, diretamente dos expositores e em workshops ministrados pelo coordenador da exposição, Hélio Marodin.
“Uma orquídea, recebendo o cuidado adequado, pode durar para sempre, ao contrário da maior parte das flores. Nos workshops, vamos orientar os visitantes desde o plantio ao manejo diário específico para cada tipo”, explica Marodin.
Com origem em diferentes regiões do Estado, os expositores participarão de campeonatos em 52 categorias, trazendo a Porto Alegre algumas de suas mais belas espécies. Em avaliação estarão genética, beleza, forma e cor, entre outras qualidades.
A diversificada cartela de cores que marcam as orquídeas é atração confirmada, com flores que vão da cor branca à negra, assegura a presidente do Círculo Gaúcho de Orquidófilos, Lurdes Piva. “A Fredclarkeara after dark é considerada uma das 10 mais raras no mundo e estará presente em nossa exposição”, ressalta Lurdes.
Os produtores e apreciadores de orquídeas que estão no Mercado Público ao longo destes três dias também desenvolvem, além de um hobby, uma atividade econômica. Vice-presidente do Círculo, Carlos Chiaradia estima que apenas na área rural de Porto Alegre sejam cultivadas comercialmente mais de 400 mil orquídeas.
Entre as curiosidades sobre a flor, os organizadores destacam que orquídeas podem ser encontradas em quase todo o planeta – exceto nos polos. O Rio Grande do Sul, por exemplo, tem diversas espécies únicas e características do Estado. Uma das mais famosas é a Cattleya Intermedia, orquídea gaúcha com presença garantida no evento.
Serviço
Exposição de Orquídeas – Homenagem aos 250 anos de Porto Alegre
- Onde: Mercado Público
- Quando: dias 29 e 30 de setembro e 1° de outubro
- Horários: 29/9 (13h às 19h), 30/9 (8h às 19h) e 1º/10 (8h às 17h)
- Palestras e workshops: entrada franca, não necessita inscrição prévia (programação abaixo)
- Informações: (51) 98146-9829 e (51) 99972-905
- Atendimento à imprensa: Thiago Copetti / (51) 99103-8737
Palestras
29/9
15h30: Nutrição e Biotecnologia Vegetal, com Ricardo S. Pereyron Mocellin
1º/10
10h30: Como (não) matar uma Phalaenopsis, com Luiz Lichtenstein
14h30: A Cattleya intermedia, com Paulo Theisen
Workshops
Com Hélio Marodin, coordenador da exposição
30/9
10h: Plantio e replantio
14h: Fertilização das orquídeas
16h: Pragas e doenças, defensivos e prevenção
1º/10
9h: Manejo de água, luz e vento
15h: tipos de orquídeas: terrestres, epífitas e rupícolas
Apoio
Prefeitura de Porto Alegre e Federação Gaúcha de Orquidófilos
Patrocinadores Master
Rossato Garden Center, Armazém dos Importados e Desco