Saúde

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos é modelo para América Latina

Elaborada pelo FoRC da USP, tabela traz a composição de nutrientes e o valor energético de milhares de alimentos e receitas

A Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC — Food Research Center) da USP, que traz a composição de nutrientes e o valor energético de milhares de alimentos e receitas, tornou-se referência para a criação ou reestruturação de outras tabelas do gênero na América Latina.

Há cerca de dois anos, o FoRC participa, com essa finalidade, de treinamentos de nutricionistas, engenheiros de alimentos e farmacêuticos que atuam na área de composição de alimentos.

Neste ano, passou a liderar um curso de capacitação, especificamente em compilação desses dados, para pesquisadores de 13 países da região, de forma a garantir a qualidade das informações apresentadas nessas ferramentas. Com isso, os pesquisadores pretendem abrir caminho para a criação do Portal de Tabelas de Composição de Alimentos da América Latina.

A iniciativa ocorre no âmbito da Latinfoods (Red Latinoamericana de Composición de Alimentos) — braço da Rede Internacional de Sistemas de Dados de Alimentos (INFOODS) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Trata-se de uma rede mundial de especialistas que tem o objetivo de melhorar a qualidade, disponibilidade, confiabilidade e uso de dados de composição de alimentos.

“Dados de composição de alimentos são importantes em várias atividades, inclusive para nortear políticas públicas. A TBCA, por exemplo, está servindo de base para subsidiar a análise de consumo alimentar da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do IBGE, além de vários estudos populacionais. Em âmbito regional, ferramentas como essa possibilitam, por exemplo, identificar carências nutricionais; paralelamente dados de biodiversidade permitem identificar e estimular o plantio de variedades mais ricas em determinados nutrientes e adequadas ao clima e solo de um determinado país”, explica a nutricionista Eliana Bistriche Giuntini, pesquisadora do FoRC responsável pela parte de treinamento em métodos analíticos, identificação de alimentos e amostragem no projeto.

Metodologias padronizadas

No entanto, para que seja possível fazer comparações de nutrientes entre alimentos iguais, mas oriundos de países diferentes, é necessário que as tabelas tenham um padrão das metodologias analíticas empregadas. “A compilação de dados, que é feita pelo rastreamento de estudos científicos, exige uma avaliação criteriosa da qualidade da publicação.

Antes de assimilar qualquer informação, é preciso verificar, por exemplo, se o plano de amostragem, se o tratamento da amostra e se os métodos analíticos usados para um determinado componente foram os mais adequados”, afirma Giuntini.

Além disso, é preciso que os cálculos usados na quantificação dos nutrientes nas receitas sigam também um padrão. “Esse será o foco do nosso próximo treinamento, previsto para ocorrer no ano que vem”, conta.

Uma vez padronizadas as metodologias e a compilação por meio de formulário específico, cada país terá seu banco de dados formatado de forma similar aos demais e será criado o Portal de Tabelas de Composição de Alimentos da América Latina, que deverá estar disponível para consulta em 2023, reunindo a maior parte das tabelas dos países latino-americanos. Esse trabalho vem sendo feito sob a coordenação da nutricionista Kristy Soraya Coelho, também pesquisadora do FoRC, com a participação de vários membros do Latinfoods.

Evolução

Lançada em 1998, a TBCA foi primeira tabela de composição de alimentos on-line da América Latina, como resultado de um projeto da Brasilfoods (Rede Brasileira de Sistemas de Dados de Composição de Alimentos). Em 2013, o projeto foi abarcado pelo FoRC. Desde então, a TBCA vem sendo expandida e aprimorada pelas duas nutricionistas, Coelho e Giuntini, sob a coordenação do professor Franco Lajolo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP) e da professora aposentada Elizabete Wenzel de Menezes, ambos membros do FoRC, e responsáveis pela TBCA desde a primeira versão.

Em 2016, a TBCA ganhou um site mais robusto e com sistema de busca otimizado, além de aplicativos IOS e Android. Tornou-se também a tabela mais abrangente do País. Atualmente, sua base de dados informa os nutrientes e os valores energéticos de 5.400 alimentos, sendo 3.800 receitas, com formas de apresentação diversas (alimentos crus e cozidos, pratos compostos, produtos manufaturados), incluindo preparações para vegetarianos, veganos, bebês, e outras sem lactose ou sem glúten. Um dos grandes diferenciais da TBCA é a prioridade para os alimentos mais consumidos no Brasil.

O site da TBCA é acessado diariamente por milhares de pessoas, não só por nutricionistas que precisam de dados confiáveis para compor cardápios, mas também por pessoas que buscam parâmetros para adotar uma alimentação mais saudável.

A TBCA se tornou também um case, apresentado em diversos eventos científicos, no Brasil e no exterior: Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (2019 e 2022); Congresso da Associação Brasileira de Nutrologia (2019); Ganepão (2021 e 2022); International Food Data Conference (2017 e 2019); National Nutrient Databank Conference (2021); e 2nd Forum of Revolutions in Renewable Energy in 21st Century (2021), com a apresentação da base de dados composta por alimentos da biodiversidade brasileira.

Botão Voltar ao topo