Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas faz homenagem ao Dia de Xangô nesta sexta-feira (30)

Ação acontece na Praça da Emancipação, das 10h às 16h

A Praça da Emancipação, em frente à Prefeitura de Canoas, receberá uma atividade em comemoração ao Dia de Xangô, nesta sexta-feira (30). Cultuado nas religiões de matriz africana, o orixá é um dos mais populares do Brasil. Das 10h às 16h, a imagem de Xangô ficará em exposição na praça, proporcionando momentos de celebração e integração com os frequentadores e moradores da região central da cidade.

Realizada pela Secretaria Adjunta de Diversidade e Comunidades Tradicionais, a ação, a exemplo de anos anteriores, tem por objetivo promover uma sensibilização sobre a intolerância às manifestações afrorreligiosas e umbandistas. Durante a homenagem à divindade, haverá distribuição de santinhos e fitinhas energizadas com as ervas do orixá, além de rezas cantadas ao som de tambores e instrumentos musicais típicos de cultos africanos.

Xangô

Xangô, com origem na mitologia Iorubá, é reconhecido como o orixá da justiça e da lei, e rege os domínios do fogo, expresso nos raios e nas lavas de vulcão. Sua cor é o marrom e, em alguns templos, o vermelho e o branco. Um dos seus principais símbolos é o Machado de Xangô, também chamado de Oxé. Suas homenagens ocorrem no dia 30 de setembro, dia de morte de São Jerônimo, o santo representante do orixá no sincretismo religioso. Do catolicismo, também é simbolizado por São Miguel de Arcanjo.

O secretário de Diversidade e Comunidades Tradicionais, Santiago Buavas, destaca que a atividade tem o propósito de unir, reunir e incentivar os devotos dessas divindades.

Botão Voltar ao topo