O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani fez o resgate de um surucuá-variado na Av Getúlio Vargas, 2441, no bairro São João Batista, na quarta-feira, 28 de setembro. O aviso para o resgate da ave, que parecia machucada, foi recebido por meio de ligação no fone 153 da Guarda Civil Municipal.
A ave resgatada pelos agentes do GDA que será encaminhada ao Ibama para tratamento.
Segundo a Fauna Digital da UFRGS, a espécie pode ser encontrada em matas e cerrados. Pode ocorrer da Bahia ao Rio de Janeiro, Goiás, leste de Minas Gerais, sul do Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Também é vista no nordeste da Argentina e Paraguai. Possui o hábito de viver solitária ou aos pares, sendo um pássaro silencioso. Ave de aproximadamente 28 cm de comprimento e de 72-78 gramas de peso.
Existem duas subespécies, a variedade nominal Trogon surrucura surrucura possui a cabeça, o pescoço e o peito na coloração azul escuro metálico, com bochechas e garganta pretas. Os olhos são marrons com um anel periocular com coloração laranja intenso. A variedade Trogon surrucura aurantius apresenta a parte ventral amarela e o anel periocular do macho com coloração amarelada.
Nas fêmeas da variedade nominal, a região ventral e o crisso são rosados; na outra variedade, essas áreas são amarelas. Já a cauda é cinza, como o dorso, com porções pretas e bordas brancas.